Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Transportes de Lisboa. Pior resultado no índice de satisfação do cliente

Os transportes públicos de Lisboa obtiveram, em 2019, e pelo sétimo ano consecutivo, os piores resultados no Índice Nacional de Satisfação do Cliente (ECSI), apesar de uma melhoria na perceção do preço cobrado, foi hoje anunciado.

Transportes de Lisboa. Pior resultado no índice de satisfação do cliente
Notícias ao Minuto

14:05 - 10/03/20 por Lusa

Economia Transportes

O ECSI é anualmente desenvolvido pela 'Nova Information Management School' (NOVA IMS), pela Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ) e pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ).

Segundo um comunicado divulgado hoje pelas três entidades, as principais queixas dos utentes dos transportes públicos da zona metropolitana de Lisboa recaem sobre o cumprimento de horários, o tempo de espera nas paragens, a falta de lugares sentados e a segurança relativa à proteção contra o crime.

No entanto, é de salientar "a melhoria significativa na perceção dos preços dos transportes, provavelmente justificada pela entrada em vigor dos passes Navegante, em abril de 2019", indicou o coordenador da equipa de projeto do ECSI Portugal e professor catedrático da NOVA IMS, Pedro Simões Coelho, citado na mesma nota.

Em contrapartida, segundo a mesma fonte, o melhor resultado no índice de satisfação é do setor do gás em garrafa (48,4% dos clientes muito satisfeitos), seguindo-se o setor dos combustíveis (41,9% de clientes muito satisfeitos).

Relativamente à energia, o setor da eletricidade é o que apresenta os índices de satisfação mais baixos, "principalmente devido aos preços praticados pelas empresas comercializadoras".

Já no setor da banca, o nível de satisfação dos clientes não aumentou face a 2018, especialmente na relação qualidade-preço, devido "às taxas e comissões associadas aos produtos e serviços bancários, às remunerações nos depósitos e aplicações a prazo e às taxas praticadas no crédito".

O serviço de comunicações lidera as reclamações, "com destaque para o serviço de internet fixa, onde 30,6% dos inquiridos apresentaram reclamação no último ano, internet móvel (25,5%) e serviço telefónico móvel (24,8%)".

Contudo, há que salientar que em 2019 todos os setores, com exceção da banca e seguros, aumentaram no nível de satisfação dos clientes, face a 2018, sendo que "o Banco Crédito Agrícola, CA Seguros, CA Vida, Vodafone, OZ Energia, Galp e Águas de Coimbra são as empresas que alcançaram a maior satisfação do cliente", na 20.ª edição do ECSI Portugal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório