Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Supermercados espanhóis afastam risco de escassez de produtos

As cadeias de supermercados espanhóis afastaram hoje o risco de escassez nas suas lojas devido ao novo coronavírus e asseguram que o fornecimento de produtos está garantido, apesar de um número de clientes superior ao normal.

Supermercados espanhóis afastam risco de escassez de produtos
Notícias ao Minuto

11:44 - 10/03/20 por Lusa

Economia Covid-19

Os órgãos de comunicação social espanhóis e as redes sociais têm mostrado imagens de filas nos supermercados, principalmente em Madrid, assim como de algumas prateleiras vazias, mas vários responsáveis de lojas garantem que são "problemas pontuais" nalguns estabelecimentos, não havendo problemas de abastecimento.

Apesar de todos concordarem que há um aumento de clientes e de produtos comprados, a maioria dos entrevistados pensa ser normal, porque as escolas vão estar fechadas a partir de quarta-feira, tendo as crianças de passar a comer em casa.

A Associação Nacional das Grandes Superfícies (Anged), que representa empresas como El Corte Inglés, Carrefour ou Eroski, também garantiu o "fornecimento" e o "bom funcionamento" da atividade das lojas da Comunidade de Madrid, assim como da cadeia de abastecimento e da logística.

As autoridades da região espanhola de Madrid decretaram na segunda-feira o encerramento, a partir de quarta-feira e durante 15 dias, de todas as creches, escolas e universidades, depois de o número de contágios pelo novo coronavírus ter duplicado naquela comunidade.

A medida surge numa altura em que esta região é a mais afetada em Espanha, contabilizando até hoje 782 casos de Covid-19 (nome atribuído pela Organização Mundial Saúde à doença provocada pelo novo coronavírus), metade dos contágios totais diagnosticados em território espanhol.

O Governo regional da comunidade autónoma espanhola de A Rioga, uma região também muito afetada pelo novo coronavírus, anunciou esta manhã que iria implementar o mesmo tipo de medidas que Madrid tomou na segunda-feira.

O Governo espanhol está hoje reunido em Madrid com as autoridades sanitárias do país, devendo anunciar mais medidas de luta contra a epidemia a meio do dia.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 3.900 mortos.

Cerca de 113 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, e mais de 62 mil recuperaram.

Portugal regista 39 casos confirmados de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), com 339 casos suspeitos, dos quais 67 aguardam resultados laboratoriais.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório