Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

É oficial. Trabalhadores do privado em isolamento serão pagos a 100%

O Governo publicou esta terça-feira o despacho que implementa um conjunto de ações para acautelar a proteção social dos trabalhadores do setor privado caso fiquem impedidos de exercer a sua atividade profissional devido ao Covid-19.

É oficial. Trabalhadores do privado em isolamento serão pagos a 100%
Notícias ao Minuto

23:30 - 03/03/20 por Notícias ao Minuto

Economia Covid-19

Após a ministra do Trabalho e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e o ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, terem confirmado, esta terça-feira, que os funcionários do público e do privado vão receber os seus salários a 100% em caso de isolamento por causa do novo coronavírus, o Governo anunciou que foi publicado esta terça-feira um despacho que salvaguarda a proteção dos trabalhadores do privado. 

"Assim, nos casos em que a autoridade de saúde decretar a necessidade de aplicação de um período de isolamento (14 dias), impedindo assim, temporariamente, o exercício da atividade profissional dos trabalhadores do setor privado, estes verão assegurado o pagamento do subsídio de doença, a 100% da remuneração mensal", formalizou o Executivo. 

Em comunicado o Governo também reforça que o  "pagamento do subsídio de doença será feito a partir do primeiro dia, sendo esta prestação para isolamento equiparada a doença com internamento hospitalar".

Contudo, na mesma nota é ressalvado que "este regime não se aplica aos trabalhadores aos quais seja possível assegurar o recurso a mecanismos alternativos de prestação de trabalho, nomeadamente o teletrabalho ou programas de formação à distância". 

"A certificação da situação clínica de perigo de contágio substitui o documento justificativo da ausência ao trabalho e será remetido pelas autoridades de Saúde competentes aos serviços de Segurança Social", concluiu o Governo. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório