Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Para onde vai o dinheiro do Estado? Conheça aqui as contas

O Estado gasta mais dinheiro em educação, em serviços de defesa ou culturais? E esse valor é maior ou menor quando comparado com a UE? O Eurostat fez as contas, conheça-as aqui.

Para onde vai o dinheiro do Estado? Conheça aqui as contas
Notícias ao Minuto

12:00 - 03/03/20 por Notícias ao Minuto

Economia Estado

O gabinete de estatísticas da União Europeia (Eurostat) divulgou, esta terça-feira, as contas de cada Estado-membro por categoria, o que permite conhecer o destino do dinheiro de cada país. Em Portugal a principal despesa é a proteção social, seguida pelos serviços públicos gerais e, em terceiro lugar, pela saúde.

A categoria da proteção social, sublinhe-se, representa 17,1% do produto interno bruto (PIB), de acordo com os dados do Eurostat

Ora, dentro desta secção, o principal destino do dinheiro é para pagar reformas (11,5% do PIB), seguindo-se as pensões de sobrevivência (1,7% do PIB) e os subsídios por doença ou invalidez (1,4% do PIB)

Depois, dentro da segunda categoria - a dos serviços públicos gerais (7,4% do PIB) - destacam-se os gastos em transações e dívida pública, que representam 3,5% do PIB

Relativamente à terceira categoria onde o Estado mais gasta dinheiro, a da saúde (6,3% do PIB), salientam-se os serviços hospitalares, cuja despesa ascende a 3,4% do PIB.

E em que setores gasta menos dinheiro?

Do lado oposto, os dados da agência do Eurostat demonstram que os setores da habitação, da proteção ambiental e cultural são os que recebem as menores fatias de dinheiro do Estado, em função da riqueza gerada no país.

E na UE?

Olhando agora para os 27 países da UE, a proteção social é também a área onde os governos mais gastam dinheiro (19,2% do PIB), seguindo-se o setor da saúde (7% do PIB) e só depois, em terceiro lugar, o dos serviços públicos gerais (6% do PIB), de acordo com o mesmo relatório. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório