Os preços dos combustíveis arrancaram no início do ano, mas desde então têm registado variações semanais, em resultado da cotação da matéria-prima nos mercados internacionais. A verdade é que mesmo assim há diferenças de preços regionais, de acordo um relatório divulgado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
"Em janeiro a diferença de valor entre o preço médio nacional e o preço médio nos distritos portugueses para a gasolina simples 95 e gasóleo simples é mais elevada nos distritos do litoral, à exceção de Aveiro, Braga e Coimbra", pode ler-se no documento divulgado pelo regulador.
Quais são os distritos mais caros? De acordo com a ERSE, Beja e Bragança são os distritos onde os combustíveis rodoviários se verificaram mais caros em comparação com o preço médio nacional. Do lado oposto, Aveiro, Braga, Santarém e Castelo Branco são os distritos com gasolinas e gasóleos mais baratos.
"Em mais de metade dos distritos, a diferença de preços médios por litro de combustível não ultrapassa os cinco cêntimos", revela ainda a ERSE.
Diferença dos preços dos combustíveis por distrito, face ao preço médio nacional.© Reprodução do Boletim dos Combustíveis da ERSE
Também nos arquipélagos dos Açores e da Madeira há diferenças face ao preço nacional, sendo que nas ilhas os preços são mais baixos:
Diferenças dos preços nos Açores e Madeira face ao preço médio nacional. © Reprodução do Boletim dos Combustíveis da ERSE
Leia Também: Combustíveis descem nos Açores a partir de domingo