Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Acordo económico UE-China poderá acontecer durante presidência portuguesa

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, admitiu hoje que um acordo económico entre a União Europeia e a China poderá acontecer durante a presidência portuguesa da EU, no primeiro semestre de 2021.

Acordo económico UE-China poderá acontecer durante presidência portuguesa
Notícias ao Minuto

17:23 - 28/02/20 por Lusa

Economia Augusto Santos Silva

"A cimeira do ano passado da União Europeia com a China definiu dois objetivos, um deles já está cumprido era um primeiro acordo sobre a proteção das denominações geográficas de origem, o outro é muito mais importante, mas nós definimos um calendário durante este ano, talvez venha também a deslizar para a presidência portuguesa no próximo ano, para tentar um novo acordo económico entre a União Europeia e a China", disse o governante num debate organizado pelo International Club of Portugal.

Santos Silva, que falava sobre o tema "Oportunidades para Portugal em 2020", assinalou a importância daquele acordo, indicando que "há áreas em que os interesses são convergentes" e "dois interesses fundamentais para os europeus".

"Um é abrir os mercados chineses à economia europeia, que são mercados ainda bastante protegidos (...) e o segundo é para proteger melhor os interesses europeus, quer os interesses económicos e tecnológicos de desenvolvimento do nosso próprio tecido industrial quer os nossos interesses de segurança", adiantou.

O ministro disse ainda que Portugal tem aqui uma oportunidade, dado a economia portuguesa importar muito da China e exportar pouco.

O chefe da diplomacia considerou que a conjuntura económica e a conjuntura política em Portugal representam oportunidades para o país, assim como "ver pela positiva um ambiente internacional em que as nuvens se acumulam".

"Experiência mostra que Portugal é um dos beneficiários líquidos e imediatos dos acordos comerciais que a UE vai fazendo", lembrou, dando o exemplo do acordo do bloco europeu com o Canadá que, disse, fez disparar as exportações portuguesas para este país em 2018 e 2019.

Indicou que os "parceiros" Estados Unidos e União Europeia tentam um acordo para "travar a escalada de confrontação comercial" e "encontrar bases para acordos mutuamente vantajosos pelo menos no domínio comercial e não agrícola", considerando ser "possível imaginar (...) que um mini-acordo entre a UE e os EUA possa ser conseguido ainda durante este ano".

Para Santos Silva, a segurança, a integração, a qualidade das infraestruturas e a qualificação das gerações mais novas são vantagens de Portugal que podem e devem ser aproveitadas.

Cada uma das oportunidades constitui um "enorme desafio à nossa capacidade de agir", assinalou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório