Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Produção industrial com subida homóloga de 2% em janeiro

O índice de produção industrial subiu 2% em janeiro deste ano em termos homólogos, menos um ponto percentual do que a variação de 3% registada em dezembro, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Produção industrial com subida homóloga de 2% em janeiro
Notícias ao Minuto

16:13 - 28/02/20 por Lusa

Economia INE

"O índice de produção industrial registou uma variação homóloga de 2,0%, 1,0 pontos percentuais (p.p.) inferior à observada em dezembro", sendo que "esta evolução foi particularmente influenciada pelo agrupamento de energia que contribui com 2,6 p.p. para a variação agregada, em resultado de um crescimento homólogo de 14,9% (17,2% em dezembro)", indicou o INE.

Se excluirmos este agrupamento, "o índice agregado teve uma variação de -0,7% (-0,1% em dezembro)", segundo a entidade.

O INE deu ainda conta de que "o agrupamento de bens de consumo deu um contributo positivo (0,2 p.p.), em resultado de uma variação homóloga de 0,8% (0,1% em dezembro)".

Por sua vez, os bens intermédios e bens de investimento "registaram variações negativas de, respetivamente, 0,9% e 3,5% (-1,0% e 1,1% em dezembro) de onde resultaram contributos de -0,3 p.p. e -0,6 p.p., pela mesma ordem", informou o INE.

Em termos mensais, o índice de produção industrial registou uma variação de 0,5% em janeiro (2,7% em dezembro), de acordo com a entidade.

Neste período, o agrupamento de bens de consumo "apresentou o contributo mais influente para a variação do índice total (1,9 p.p.), em resultado de uma taxa de variação de 6,1% (-0,6% no mês anterior)".

Já os bens intermédios deram "igualmente um contributo positivo (0,8 p.p.), que teve origem numa variação mensal de 2,6% (0,3% em dezembro)", enquanto os bens de investimento e a energia "passaram de taxas de variação de 9,8% e 6,4%, respetivamente, em dezembro, para -7,3% e -5,0% em janeiro, das quais resultaram contributos de -1,2 p.p. e de -1,0 p.p., pela mesma ordem", indicou a entidade.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório