Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

AIE: Aumento das renováveis até 2024 é insuficiente para cumprir metas

A parcela da energia renovável passará dos atuais 26% para 30% em 2024, anunciou hoje a Agência Internacional de Energia (AIE), que acredita que o aumento será insuficiente para cumprir as metas mundiais de energia sustentável.

AIE: Aumento das renováveis até 2024 é insuficiente para cumprir metas
Notícias ao Minuto

17:38 - 26/02/20 por Lusa

Economia AIE

A conclusão foi destacada hoje, em Madrid, pelo analista de mercados de energia renovável da AIE Heymi Bahar, durante a apresentação de um relatório, já divulgado em setembro.

Segundo o estudo, a energia renovável instalada no mundo aumentará em 50% - mais de 1.200 gigawatts (GW) - entre 2019 e 2024, liderada pela energia solar fotovoltaica.

Esta tecnologia, juntamente com a eólica, representará 70% da expansão de energia do mundo nos próximos cinco anos, e a energia renovável, que estagnou em 2018 pela primeira vez em quase duas décadas, voltará a crescer nos próximos anos.

A energia solar fotovoltaica distribuída será responsável por quase metade do crescimento total da energia fotovoltaica em geral, aumentando tanto como a eólica até 2024.

Os edifícios comerciais e a indústria lideram o crescimento fotovoltaico distribuído no mundo, acima do setor residencial, ajustando melhor a oferta e a procura de eletricidade e permitindo poupança, indicou Bahar.

A capacidade fotovoltaica distribuída duplicará em 2024 no mundo (mais de 320 GW), liderada pela China, de acordo com o relatório, que sugere mais medidas políticas e reformas de mercado para encontrar um equilíbrio entre atrair investimentos, garantindo uma rede rentável e um preço justo para os consumidores.

A China será um dos principais protagonistas do crescimento de energias renováveis, com 40% do total da nova capacidade renovável, de acordo com a AIE, que indica que a Espanha será o segundo país com a maior capacidade instalada desse tipo na União Europeia, enquanto a Índia emerge como um novo mercado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório