Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Bruxelas aprova acordo da EDP com Engie para eólicas 'offshore'

A Comissão Europeia aprovou hoje a criação de uma 'joint venture' entre a EDP Renováveis e a francesa Engie para investimentos em energia eólica 'offshore' fixa e flutuante.

Bruxelas aprova acordo da EDP com Engie para eólicas 'offshore'
Notícias ao Minuto

12:43 - 26/02/20 por Lusa

Economia Bruxelas

"A Comissão concluiu que a concentração proposta não suscita preocupações em termos de concorrência devido ao seu impacto limitado no mercado", indica o executivo comunitário em comunicado, no qual dá conta da 'luz verde' dada a esta 'joint venture' à luz das regras europeias.

Num comunicado divulgado ao setor em janeiro passado, a EDP Renováveis indicava ter assinado, nessa altura, um acordo com a Engie para criar "uma 'joint venture' comparticipada a 50/50", isto é, de forma equitativa, para "energia eólica 'offshore' fixa e flutuante".

Em causa está "uma nova entidade como veículo de investimento exclusivo da EDP Renováveis e da Engie para as oportunidades em energia eólica 'offshore' por todo o mundo, unindo a experiência industrial e a capacidade de desenvolvimento de ambas as empresas", referia, na altura, a companhia subsidiária da EDP.

Segundo o acordo, "a EDP Renováveis e a Engie vão combinar os seus ativos eólicos 'offshore' e o pipeline [orientação] de projetos nesta nova entidade, começando com 1,5 GW [gigawatt] em construção e 3,7 GW em desenvolvimento", adiantava a nota.

Já na altura, a EDP Renováveis estimava que esta 'joint venture' estivesse operacional no primeiro trimestre deste ano.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório