Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Moçambique formaliza pedido para retomar apoio financeiro do FMI

O governo moçambicano submeteu ao Fundo Monetário Internacional (FMI) uma carta a solicitar o envio ao país de uma equipa técnica para retoma do apoio ao Orçamento do Estado (OE), anunciou o ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane.

Moçambique formaliza pedido para retomar apoio financeiro do FMI
Notícias ao Minuto

08:36 - 24/02/20 por Lusa

Economia FMI

Temos de trabalhar todos para mobilizar recursos, é um orçamento que tem de responder a um contexto em que a receita também precisa de ser melhorada", referiu o governante, citado hoje pelo jornal Notícias.

Segundo Maleiane, o pedido significa que as negociações em curso entre o Governo moçambicano e o FMI estão num bom caminho, tal como os responsáveis do fundo também já tinham deixado transparecer numa visita recente a Maputo.

"O FMI está pronto para reforçar ainda mais a sua colaboração com as autoridades moçambicanas e ajudar a avançar com a sua agenda de reformas", referiu o diretor-geral adjunto do fundo, Tao Zhang, há duas semanas, ao deixar Moçambique.

Devido às eleições realizadas em outubro, com o Presidente da República e o parlamento a tomarem posse em janeiro, o Orçamento do Estado para 2020 ainda não foi discutido.

A preparação está em curso, mas só em abril deverá existir um instrumento pronto para ser discutido pela Assembleia da República, refere.

Maleiane apela à contribuição de toda a sociedade, pagando impostos, porque não se pode fazer um orçamento "a contar apenas com a cooperação internacional", frisa o ministro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório