Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Neeleman negoceia venda da TAP. "Negociações estão bem encaminhadas"

Luís Marques Mendes adiantou que David Neeleman está em negociações com uma companhia aérea europeia para vender a sua posição da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP).

Neeleman negoceia venda da TAP. "Negociações estão bem encaminhadas"
Notícias ao Minuto

23:57 - 23/02/20 por Melissa Lopes

Economia Marques Mendes

Comentando a semana de "guerra aberta" entre o ministro Pedro Nuno Santos e o acionista privado da TAP, Marques Mendes disse que o "casamento" entre as partes "não pode durar muito tempo" e revelou que David Neeleman negoceia a venda da sua posição a uma companhia aérea europeia. "As negociações estão muito bem encaminhadas, embora ainda não fechadas", disse. 

O Jornal de Negócios noticia, aliás, que a companhia aérea europeia em causa é a Lufthansa e que a transportadora se encontra neste processo de aquisição em parceria com a United Airlines. 

Sobre o diferendo da semana entre a gestão privada e o acionista Estado, Marques Mendes dá razão ao ministro responsável, Pedro Nuno Santos, uma vez que a TAP deu um prejuízo, em 2018, de mais de 100 milhões, quando previa lucros. E o mesmo se passou em 2019, depois de conhecidos os dados relativos a esse ano. 

Quanto à polémica relacionada com os prémios atribuídos pela gestão privada, Marques Mendes frisou que "agora é muito mais grave". "O sr. Neeleman veio recentemente dar uma entrevista a dizer que a política de prémios iria continuar", lembrou, considerando que, nesta guerra, "alguém vai sair desautorizado". 

Em todo o caso, para o comentador, não faz sentido distribuir prémios numa altura de prejuízos. 

"Numa altura em que a TAP previa lucros e passa a ter milhões de prejuízo, não faz sentido distribuir prémios. É do bom senso. [Prémios] a 1% dos trabalhadores? E então e os 99% dos outros? São enteados, não trabalharam? Não produziram? Não é justo, o ministro tem toda a razão", reforçou ainda. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório