Neeleman negoceia venda da TAP. "Negociações estão bem encaminhadas"

Luís Marques Mendes adiantou que David Neeleman está em negociações com uma companhia aérea europeia para vender a sua posição da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP).

Notícia

© Getty Images

Melissa Lopes
23/02/2020 23:57 ‧ 23/02/2020 por Melissa Lopes

Economia

Marques Mendes

Comentando a semana de "guerra aberta" entre o ministro Pedro Nuno Santos e o acionista privado da TAP, Marques Mendes disse que o "casamento" entre as partes "não pode durar muito tempo" e revelou que David Neeleman negoceia a venda da sua posição a uma companhia aérea europeia. "As negociações estão muito bem encaminhadas, embora ainda não fechadas", disse. 

O Jornal de Negócios noticia, aliás, que a companhia aérea europeia em causa é a Lufthansa e que a transportadora se encontra neste processo de aquisição em parceria com a United Airlines. 

Sobre o diferendo da semana entre a gestão privada e o acionista Estado, Marques Mendes dá razão ao ministro responsável, Pedro Nuno Santos, uma vez que a TAP deu um prejuízo, em 2018, de mais de 100 milhões, quando previa lucros. E o mesmo se passou em 2019, depois de conhecidos os dados relativos a esse ano. 

Quanto à polémica relacionada com os prémios atribuídos pela gestão privada, Marques Mendes frisou que "agora é muito mais grave". "O sr. Neeleman veio recentemente dar uma entrevista a dizer que a política de prémios iria continuar", lembrou, considerando que, nesta guerra, "alguém vai sair desautorizado". 

Em todo o caso, para o comentador, não faz sentido distribuir prémios numa altura de prejuízos. 

"Numa altura em que a TAP previa lucros e passa a ter milhões de prejuízo, não faz sentido distribuir prémios. É do bom senso. [Prémios] a 1% dos trabalhadores? E então e os 99% dos outros? São enteados, não trabalharam? Não produziram? Não é justo, o ministro tem toda a razão", reforçou ainda. 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas