Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Atividade económica estabiliza e consumo privado diminui em janeiro

O indicador coincidente mensal para a atividade económica estabilizou e o indicador para o consumo privado diminuiu em janeiro, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).

Atividade económica estabiliza e consumo privado diminui em janeiro
Notícias ao Minuto

11:51 - 21/02/20 por Lusa

Economia BdP

"Em janeiro, o indicador coincidente mensal para a atividade económica manteve-se estável pelo quarto mês consecutivo. O indicador coincidente mensal para o consumo privado diminuiu", lê-se no comunicado do banco central.

No primeiro mês do ano, a taxa de variação homóloga do indicador para a atividade económica manteve-se nos 2,0%, enquanto a variação homóloga do indicador para o consumo privado recuou para 2,4%, face aos 2,5% de dezembro de 2019.

Considerando o trimestre terminado em janeiro, a taxa de variação homóloga dos indicadores para a atividade económica e para o consumo privado mantiveram-se inalteradas nos 2,0% e 2,5%, respetivamente.

Desde o início do ano, a taxa média de variação do indicador coincidente mensal para a atividade económica é de 2,0% (2,1% no período homólogo de 2019), enquanto a do indicador coincidente mensal para o consumo privado é de 2,4% (2,3% em 2019).

Segundo o BdP, os indicadores coincidentes são "indicadores compósitos que procuram captar a evolução subjacente da variação homóloga do respetivo agregado macroeconómico".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório