Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Atividade da zona euro acelera em fevereiro

A atividade da zona euro acelerou em fevereiro, quando registou o maior acréscimo mensal desde agosto de 2019, segundo o indicador PMI publicado hoje pela consultora Markit.

Atividade da zona euro acelera em fevereiro
Notícias ao Minuto

11:43 - 21/02/20 por Lusa

Economia Markit

O PMI (Purchasing Managers' Index) da Markit atingiu 51,6 pontos, contra 51,3 em janeiro, uma recuperação "débil" que a economia europeia tem mantido acima dos 50 pontos, que marca a diferença entre crescimento e recuo.

O crescimento foi impulsionado pelo setor dos serviços, que avançou ao ritmo mais acelerado dos últimos seis meses, enquanto a indústria transformadora continuou a recuar, ainda que a um ritmo mais moderado nos últimos meses.

A debilidade do crescimento está associada ao fraco acréscimo de encomendas, que no setor dos serviços diminuíram em parte pelo impacto da crise do coronavírus no âmbito das viagens e do turismo.

A produção da indústria transformadora foi afetada pelo aumento dos prazos de entrega dos fornecedores, em parte igualmente devido aos problemas criados pela epidemia de coronavírus na cadeia de fornecimento.

Neste contexto, o aumento do emprego continuou fraco, especialmente nos serviços, onde se registou o menor acréscimo dos últimos 13 meses.

As expectativas de melhoria da atividade económica também foram afetadas em fevereiro, depois de em janeiro se ter registado o maior otimismo em ano e meio.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório