Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Quem beneficia mais do orçamento da UE? Costa recorre a gráfico

António Costa recorreu ao Twitter para mostrar através de um gráfico quem beneficia mais (ou menos) do orçamento da UE, em função das contribuições que faz.

Quem beneficia mais do orçamento da UE? Costa recorre a gráfico
Notícias ao Minuto

09:13 - 21/02/20 por Notícias ao Minuto

Economia orçamento UE

O primeiro-ministro, António Costa, está por esta altura em Bruxelas para debater com os congéneres europeus o orçamento da União Europeia. Numa altura em que se adivinha uma maratona negocial para tentar aproximar posições, Costa publicou no Twitter uma imagem que revela quais os países que beneficiam mais (e menos) deste orçamento

O Conselho Europeu extraordinário iniciado na quinta-feira à tarde em Bruxelas - em busca de um acordo sobre o orçamento plurianual da UE - só será retomado esta sexta-feira de manhã, prosseguindo durante a madrugada reuniões bilaterais para tentar aproximar posições.

O porta-voz do presidente do Conselho Europeu explicou que Charles Michel iria receber, um a um, os 27 chefes de Estado ou de Governo, seguindo a ordem das presidências rotativas da UE, pelo que o primeiro-ministro António Costa foi logo o terceiro a ser ouvido, a seguir ao chefe de Governo da Croácia - que preside ao Conselho da UE no corrente semestre - e à chanceler alemã.

No Twitter, António Costa partilhou um gráfico da Comissão Europeia com as contribuições e benefícios de cada país relativamente ao orçamento da UE, acompanhado da descrição "é importante partir de uma base sólida para o debate sobre o futuro orçamento da UE", pode ler-se. 

Ainda na quinta-feira, à chegada do Conselho Europeu, o primeiro-ministro reiterou que a proposta de orçamento plurianual da União Europeia "é má", mas garantiu que negociará com espírito construtivo, e disse esperar o mesmo de todos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório