Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Empresas portuguesas com dificuldade em terem especialistas em tecnologia

Cerca de 47% das empresas portuguesas admitiram ter dificuldade em encontrar especialistas em tecnologias de informação, um problema geral na União Europeia (UE), que ainda assim coloca o país abaixo da média comunitária, divulgou hoje o Eurostat.

Empresas portuguesas com dificuldade em terem especialistas em tecnologia
Notícias ao Minuto

09:04 - 21/02/20 por Lusa

Economia UE

De acordo com dados hoje divulgados pelo gabinete de estatísticas comunitário, "contratar especialistas em tecnologias de informação e comunicação é um desafio para as companhias na UE", que foi admitido por 58% das empresas europeias num inquérito sobre o setor realizado pelo Eurostat em 2018.

Esta percentagem tem vindo a crescer nos últimos anos, após ter atingido 43% em 2015, 48% em 2016 e 54% em 2017.

Em Portugal, este problema em encontrar pessoas qualificadas na área tecnológica foi manifestado por 47% das empresas portuguesas em 2018, precisa o Eurostat.

Para este inquérito, foram consideradas companhias do setor não financeiro com 10 ou mais funcionários, que afirmaram ter pretendido recrutar este tipo de especialistas e não ter conseguido.

Na UE, o país com mais dificuldades manifestadas foi a Roménia (90%), seguindo-se a República Checa (80%) e a Áustria (74%).

Em sentido inverso, foi em Espanha (27%) que se verificaram menos problemas, assim como na Grécia (38%) e na Bulgária (42%).

Esta foi também uma lacuna realçada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que na quarta-feira passada apresentou uma estratégia para "Moldar o futuro digital da Europa" e admitiu ser necessário investir na aquisição deste tipo de competências para os trabalhadores da UE.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório