Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Mário Centeno no BdP? Manuela Ferreira Leite "sem qualquer reserva"

Mário Centeno como Governdor do Banco de Portugal não é para a antiga ministra um problema, uma vez que o considera "competente e conhecedor" da área.

Mário Centeno no BdP? Manuela Ferreira Leite "sem qualquer reserva"
Notícias ao Minuto

23:16 - 20/02/20 por Silvia Abreu

Economia BdP

O possível futuro do ministro das Finanças, Mário Centeno, como Governador do Banco de Portugal não deixa Manuela Ferreira Leite com "qualquer espécie de reserva". Apesar de críticas que tem tecido, a antiga ministra das finanças considera que Mário Centeno "é uma pessoa competente e conhecedora de uma área como o Banco de Portugal" e mostra-se incomodada pela desconfiança generalizada que existe perante estas mudanças de cargo.

"Custa-me a aceitar que o facto de ser ministro das Finanças o impeça de ser governador do BdP. Há uma desconfiança sobre tudo o que são funções políticas ou de grande exposição pública", refere, assumindo que o cargo que ocupa atualmente não o impede de ser "independente" se vier a ser nomeado governador do BdP.

Apesar de ser apenas uma possibilidade, Manuela Ferreira Leite sublinha que é provável que esta alteração de cargo venha a acontecer. 

"Há muito tempo que digo que não acredito que o ministro das Finanças Mário Centeno chegue ao fim deste mandato. É evidente que ele vai querer ficar na história como o ministro que conseguiu determinada gestão orçamental e essa gestão não se vai manter durante muito tempo", salienta.

TAP. Pedro Nuno Santos "não devia ter tomado uma posição tão agressiva"

Quanto aos prejuízos registados pela TAP e a intenção de pagar prémios aos seus colaboradores, a antiga ministra refere que "são critérios de gestão" e mostra-se perplexa com a "forma desabrida e quase insultuosa" com que o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, criticou publicamente a empresa, da qual é a accionista.

"Acho que - não sei se tinha de abdicar ou não - publicamente não devia ter tomado uma posição tão agressiva. Ficamos a saber que uma empresa como a TAP tem dois accionistas que só sabem insultar-se", sublinha. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório