Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Isabel revela que estão por liquidar "180 milhões" em empréstimos à banca

A empresária angolana Isabel dos Santos afirmou esta quinta-feira que as suas empresas contraíram empréstimos bancários de 571 milhões de euros em Portugal nos últimos anos, estando por liquidar 180 milhões de euros.

Isabel revela que estão por liquidar "180 milhões" em empréstimos à banca
Notícias ao Minuto

12:23 - 20/02/20 por Lusa

Economia Luanda Leaks

Isabel dos Santos, que tem as contas bancárias arrestadas no âmbito do pedido de colaboração da Justiça de Angola às autoridades portuguesas, confirma que recorreu dessa decisão do Ministério Público, e alerta, em comunicado enviado à agência Lusa, que esta situação está a afetar a gestão das suas empresas em Portugal.

Explica ainda que "ao longo dos últimos anos" as "empresas europeias maioritariamente" por si detidas "contraíram, em Portugal, empréstimos bancários no valor cerca de 571 milhões de euros".

"Até à data, deste total de financiamento concedido de crédito, foram pagos cerca de 391 milhões de euros, estando por reembolsar 180 milhões de euros", lê-se no comunicado, no qual a empresária alerta que "contrariamente ao que aconteceu em Angola", com o arresto decretado no final de dezembro pelo tribunal de Luanda, em Portugal a "Justiça entendeu arrestar e congelar contas bancárias, bloqueando todo e qualquer movimento".

A situação está, diz, a impedir pagamentos das empresas aos trabalhadores, fornecedores e impostos, entre outros. "Em nenhum momento qualquer das minhas empresas falhou um único pagamento das prestações desses créditos", aponta a empresária, no mesmo comunicado em que alerta para as consequências na gestão das empresas, por alegadamente não poderem fazer pagamentos.

Para a empresária angolana, a situação representa "um sério risco de destruição de valor para todos os 'stakeholders'" das empresas em que tem participação.

O Ministério Público requereu o arresto de contas bancárias da empresária Isabel dos Santos, "no âmbito de pedido de cooperação judiciária internacional das autoridades angolanas", confirmou em 11 de fevereiro, à Lusa, a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Isabel dos Santos é suspeita de gestão danosa e evasão fiscal num processo que está a ser investigada em Angola e envolve uma transferência de vários .

Em dezembro de 2019, o Tribunal Provincial de Luanda decretou o arresto preventivo de contas bancárias pessoais de Isabel dos Santos, do marido, o congolês Sindika Dokolo, e do português Mário da Silva, além de nove empresas nas quais a empresária detém participações sociais, por alegados negócios privados que terão lesado o Estado angolano.

Em janeiro, a empresária angolana foi visada numa investigação do Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação (ICIJ), a mais de 715 mil ficheiros, sob o nome de 'Luanda Leaks', que detalham esquemas financeiros de Isabel dos Santos e do marido, Sindika Dokolo, que terão permitido retirar dinheiro do erário público angolano, utilizando paraísos fiscais.

Isabel dos Santos nega qualquer irregularidade e argumenta estar a ser vítima de um ataque político.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório