Meteorologia

  • 01 ABRIL 2020
Tempo
11º
MIN 7º MÁX 14º

Edição

Dívida pública superou previsões de Centeno. Acabou 2019 em 118,2% do PIB

Dados foram divulgados, esta quinta-feira, pelo Banco de Portugal.

Dívida pública superou previsões de Centeno. Acabou 2019 em 118,2% do PIB
Notícias ao Minuto

11:15 - 20/02/20 por Beatriz Vasconcelos 

Economia Dívida pública

A dívida pública na ótica de Maastricht, que é a que conta para Bruxelas, desceu para 118,2% do produto interno bruto (PIB) no final de 2019, divulgou o Banco de Portugal, esta quinta-feira, uma diminuição que vai além do que previa o Governo. Em dezembro de 2018, sublinhe-se, a dívida pública representava 122,2% do PIB

O Governo antecipou no Projeto do Plano Orçamental para 2020 que o rácio da dívida pública ficasse em 118,9% do PIB em 2019.

O Conselho de Finanças Públicas tinha já admitido que a última informação disponível sobre o valor nominal da dívida de Maastricht no final do ano passado apontava "para que rácio da dívida pública em 2019 se venha a situar abaixo da estimativa mais recente do MF [Ministério das Finanças] e próximo da estimativa do CFP avançada em outubro".

A entidade liderada por Nazaré Cabral dizia, no início do mês, ser "expectável que o rácio da dívida no final do ano passado se tenha situado em cerca de 118,5% do PIB, um resultado que é inferior em 0,4 pontos percentuais à mais recente estimativa do MF, de 118,9%" - ainda assim, os dados atualizados esta quinta-feira pelo BdP mostram que o valor terá ido mais longe. 

Também no início do mês, o BdP divulgou que a dívida pública na ótica de Maastricht baixou em dezembro de 2019 para os 249,7 milhões de euros. Ainda assim, saliente-se, este valor representa um acréscimo de 0,6 mil milhões de euros em comparação com o final de 2018, o que mostra que o aumento do último mês não foi suficiente para fazer descer o indicador no total do ano.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório