Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Inflação homóloga no Reino Unido atinge em janeiro máximo de seis meses

A taxa de inflação homóloga no Reino Unido subiu para 1,8% em janeiro, um máximo de seis meses, sustentado pelo aumento do preço da gasolina, anunciou hoje a agência nacional de estatística britânica (ONS nas siglas em inglês).

Inflação homóloga no Reino Unido atinge em janeiro máximo de seis meses
Notícias ao Minuto

13:07 - 19/02/20 por Lusa

Economia Reino Unido

O aumento da inflação homóloga britânica, para 1,8%, contra 1,3% em dezembro, deveu-se também ao facto dos preços dos bilhetes de avião, do gás e da eletricidade não terem caído tanto como tinham caído em janeiro de 2019.

O avanço do Índice de Preços do Consumidor (IPC) vai determinar a próxima decisão sobre as taxas de juro do Banco de Inglaterra, que na última reunião, em 30 de janeiro, decidiu manter a taxa de juro de referência em 0,75% por considerar que a economia ainda enfrenta riscos.

O banco central, cujo objetivo oficial de inflação é 2%, está pendente da evolução da negociação entre o Reino Unido e a União Europeia (UE) para alcançar um pacto comercial depois da saída do país do bloco em 31 de janeiro passado.

No relatório emitido na véspera do Brexit, o Banco de Inglaterra reviu em baixa a previsão de crescimento em 2020, de 1,2% para 0,8%, e em 2021, de 2% para 1,7%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório