Inflação homóloga no Reino Unido atinge em janeiro máximo de seis meses

A taxa de inflação homóloga no Reino Unido subiu para 1,8% em janeiro, um máximo de seis meses, sustentado pelo aumento do preço da gasolina, anunciou hoje a agência nacional de estatística britânica (ONS nas siglas em inglês).

Notícia

© Reuters

Lusa
19/02/2020 13:07 ‧ 19/02/2020 por Lusa

Economia

Reino Unido

O aumento da inflação homóloga britânica, para 1,8%, contra 1,3% em dezembro, deveu-se também ao facto dos preços dos bilhetes de avião, do gás e da eletricidade não terem caído tanto como tinham caído em janeiro de 2019.

O avanço do Índice de Preços do Consumidor (IPC) vai determinar a próxima decisão sobre as taxas de juro do Banco de Inglaterra, que na última reunião, em 30 de janeiro, decidiu manter a taxa de juro de referência em 0,75% por considerar que a economia ainda enfrenta riscos.

O banco central, cujo objetivo oficial de inflação é 2%, está pendente da evolução da negociação entre o Reino Unido e a União Europeia (UE) para alcançar um pacto comercial depois da saída do país do bloco em 31 de janeiro passado.

No relatório emitido na véspera do Brexit, o Banco de Inglaterra reviu em baixa a previsão de crescimento em 2020, de 1,2% para 0,8%, e em 2021, de 2% para 1,7%.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas