Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Governo disponível para "acordo de implementação faseada" com sindicatos

O Governo está disponível para chegar a um "acordo de implementação faseada" com as estruturas sindicais, anunciou o Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, esta segunda-feira.

Governo disponível para "acordo de implementação faseada" com sindicatos
Notícias ao Minuto

16:26 - 17/02/20 por Notícias ao Minuto

Economia Governo

O Governo e os sindicatos da Função Pública estiveram reunidos, esta manhã, mas ainda não foi desta que o processo negocial conheceu um final. Aliás, foi agendada uma nova reunião para quarta-feira, dia 19 de fevereiro, mas, entretanto, em comunicado enviado às redações, o Governo diz estar "disponível para chegar a um acordo de implementação faseada", não detalhando a que medidas se refere.

De acordo com a mesma nota, à qual o Notícias ao Minuto teve acesso, as estruturas sindicais entregaram as suas contrapropostas ao Governo, que agora vai "debruçar-se sobre elas". 

Ainda assim, o Ministério liderado por Alexandra Leitão deixa já o aviso: "O Governo irá analisar todas as contrapropostas apresentadas pelos sindicatos, embora, numa primeira análise, seja possível afirmar que são mais exigentes do ponto de vista orçamental do que as inicialmente apresentadas", pode ler-se no mesmo comunicado. 

A proposta do Executivo, sublinhe-se, prevê que as remunerações de nível 4 da TRU (que corresponde ao valor mais baixo da carreira de assistente operacional) avance dos atuais 635,07 euros para 642,07 euros. Já as do nível 5 (que correspondem à base salarial dos assistentes técnicos ou administrativos), sobem de 683,13 euros para 690,13 euros.

Este aumento traduz uma atualização ligeiramente acima de 1%, entre os níveis 4 e 5 da TRU, em linha com a previsão de subida da inflação do Governo para 2020.

As reuniões de hoje decorreram com a Federação dos Sindicatos da Administração Pública (FESAP), da UGT, com a Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública da CGTP e com a Frente Sindical (UGT). Sindicatos e Governo voltam a sentar-se à mesa na quarta-feira, dia 19 de fevereiro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório