Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Aumente a sua literacia financeira com estes cinco pontos (básicos)

Ter uma 'boa' literacia financeira é fundamental para tomar boas decisões de poupança e investimento.

Aumente a sua literacia financeira com estes cinco pontos (básicos)
Notícias ao Minuto

09:16 - 16/02/20 por Notícias ao Minuto

Economia Literacia financeira

Desenvolver a literacia financeira é importante, porque ajuda-o a tomar decisões mais informadas sobre poupança e até mesmo investimento, de acordo com o Doutor Finanças. Nunca é tarde para aprender e a 'clínica' especializada em finanças pessoais adianta cinco pontos que podem realmente fazer a diferença: 

  1. Não gastar mais do que ganha - "Esta é a lição número um de qualquer manual de finanças pessoais. E está diretamente relacionada com o padrão de vida que quer levar. Ter um padrão de vida menor do que o expectável não significa que se tem de privar das melhores coisas da vida. Trata-se, no entanto, de otimizar melhor os recursos disponíveis."
  2. Definir metas - "Poupar e investir sem ter um plano ou meta para atingir, dificilmente traz resultados. Defina tudo muito bem, de forma mensurável e realista para que a poupança e investimento façam sentido."
  3. Dar o exemplo - "Consuma de uma forma responsável e consciente dando um bom exemplo para quem está ao seu redor, principalmente se entre essas pessoas estiverem os seus descendentes. Não entre em euforias consumistas e comerciais que apenas lhe vão trazer dissabores."
  4. Investir e diversificar - "Invista com frequência e destine uma parte do dinheiro para um fundo de reserva. Na prática, este ato está ligado com os conceitos da poupança e investimento: faça por manter sempre lado a lado estes mecanismos pois ao poupar de um lado, está a rentabilizar do outro."
  5. Doar e Agradecer - "Sim, pode parecer um pouco fora de mão, mas a verdade é que ao doarmos coisas que não precisamos e agradecer pelo que temos, estamos a gerar uma onda de prosperidade. Mais do que isso: estamos a ganhar consciência daquilo que realmente precisamos."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório