Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Meta superada? Centeno destaca comportamento das exportações

A estimativa rápida do INE dá conta de um crescimento de 2% em 2019, acima da meta do Governo. O ministro das Finanças, Mário Centeno, diz que hoje é um bom dia para a economia.

Meta superada? Centeno destaca comportamento das exportações
Notícias ao Minuto

12:42 - 14/02/20 por Beatriz Vasconcelos

Economia Centeno

A economia portuguesa cresceu 2% no ano passado e o ministro das Finanças, Mário Centeno, destaca o comportamento das exportações na reta final do ano passado - no 4.º trimestre - como um "forte contributo" para os números divulgados esta sexta-feira, que superaram a meta do Governo.

"Este crescimento é seis vezes o que se registou na zona euro e na UE. (...) É o resultado de um quarto trimestre muito forte nas exportações, num contexto muito difícil", disse o ministro das Finanças, em conferência de imprensa, referindo-se às tensões geopolíticas. 

Em reação à estimativa rápida do INE sobre o crescimento da economia no ano passado, Centeno aplaudiu os números: "É um bom dia para a economia. São boas notícias para os portugueses", rematou. 

Questionado sobre a possibilidade de rever em alta as estimativas para este ano, Centeno não se alongou, mas também não fechou a porta: "Quando, em abril, apresentarmos o Programa de Estabilidade vamos refletir toda a informação que temos. Esta é uma atualização positiva no sentido ascendente do crescimento e será refletida nesses números", disse Centeno

A economia portuguesa cresceu 2,0% no total do ano passado, sendo que os analistas antecipavam um crescimento de 1,9%, em linha com as previsões do Governo, o que significa que a meta do ministro das Finanças foi superada. 

Na quinta-feira, a Comissão Europeia estimou que a taxa de crescimento do produto interno bruto (PIB) teria sido de 2,0% em 2019, antecipando a boa notícia para o Governo divulgada esta sexta-feira. Também o Banco de Portugal estimava um crescimento de 2,0%. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório