O ministro das Finanças, Mário Centeno, diz que a próxima reunião entre os ministros das Finanças da zona euro, o Eurogrupo, que se realiza na segunda-feira, terá uma "longa agenda" para debater a situação económica.
Este debate terá por base as previsões económicas de inverno, divulgadas esta quinta-feira pela Comissão Europeia.
A Comissão Europeia manteve hoje a previsão de crescimento da economia da zona euro em 1,2% este ano e 2021, após consecutivas revisões em baixa, estabilização que atribui às repercussões económicas do novo coronavírus, contrabalançadas com melhorias no emprego.
No Instagram, o ministro das Finanças português, que é também presidente do Eurogrupo, acrescenta ainda: "Teremos uma primeira troca de impressões sobre a revisão do quadro orçamental da UE e também um acordo – assim espero - sobre soluções de financiamento do orçamento da zona euro para informar Charles Michel nas negociações do orçamento plurianual da UE", pode ler-se.
Ver esta publicação no Instagram
When I ring the #Eurogroup bell on Monday there will be many items on the table. We’ll discuss the economic situation based on the @europeancommission forecasts, we will have a first exchange on the fiscal rules review, and I am hoping we will agree a report on the funding solutions for the Eurozone budget to inform @charlesmichel in his EU budget negotiations. https://www.consilium.europa.eu/en/meetings/eurogroup/2020/02/17/ Já estamos em modo preparação para o Eurogrupo da próxima semana. Espera-nos uma longa agenda onde vamos discutir a situação económica com base nas previsões da Comissão, teremos uma primeira troca de impressões sobre a revisão do quadro orçamental da UE e também um acordo – assim espero - sobre soluções de financiamento do orçamento da zona euro para informar @charlesmichel nas negociações do orçamento plurianual da UE.
Uma publicação partilhada por Mário Centeno (@mariofcenteno) a 13 de Fev, 2020 às 4:01 PST