Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

5G: EUA dizem que Huawei criou "porta traseira" para espionagem chinesa

O Governo chinês terá acesso a uma "porta traseira" dos telemóveis da Huawei desenhadas para espionagem, de acordo com funcionários norte-americanos citados pelo jornal The Wall Street Journal.

5G: EUA dizem que Huawei criou "porta traseira" para espionagem chinesa
Notícias ao Minuto

17:33 - 12/02/20 por Lusa

Economia 5G

O diário, segundo a AP, cita funcionários anónimos da Administração de Donald Trump, que desde há meses apela a todos os países do mundo para que não utilizem os equipamentos e tecnologia da Huawei no desenvolvimento das suas redes 5G.

O argumento assenta em que os produtos da empresa chinesa representam um risco para a segurança, considerando que a fabricante tem vínculos muito estreitos com o Governo chinês.

Segundo o The Wall Street Journal, funcionários norte-americanos afirmam que a Huawei Technologies pode aceder secretamente às redes de telemóveis em todo o mundo através de "portas traseiras" desenhadas para serem utilizadas pelas forças de ordem pública.

Os serviços de inteligência norte-americanos apontam que a Huawei teria tido essa capacidade secreta durante mais de uma década, disseram funcionários dos Estados Unidos, enquanto a Huawei rejeita essas acusações.

Os Estados Unidos comunicaram no final do ano passado estes e outros detalhes aos seus aliados, incluindo o Reino Unido e Alemanha.

Esta foi uma mudança tática por parte de Washington, que no passado tinha argumentado que não precisava de apresentar provas contundentes da ameaça que a Huawei representaria para a segurança dos países.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório