Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Burlas financeiras? Estas são as cinco mais comuns

Identifique-as para que evite cair numa delas.

Burlas financeiras? Estas são as cinco mais comuns
Notícias ao Minuto

11:58 - 11/02/20 por Notícias ao Minuto

Economia Burlas

Se por um lado a Internet trouxe muitas vantagens, por outro também diversificou a forma como as burlas podem acontecer. Por este motivo, o ComparaJá.pt reuniu as cinco mais frequentes. Tome nota: 

1. Cuidado com os 'falsos amigos' no Facebook

"Pode parecer puro bom senso não responder a estes 'cantos de sereia' nas redes sociais, mas a verdade é que o desespero por vezes leva a melhor. Tenha, contudo, em atenção que pode sair da situação pior do que quando entrou. Isto porque, muitas vezes, depois de cair na trama são-lhes pedidos valores para tratar de custos burocráticos e taxas. Tudo começa com valores pequenos para não 'assustar' o burlado. Depois, vão pedindo mais e mais, à espera que as pessoas enviem mais dinheiro."

2. Anúncios em jornais não asseguram credibilidade 

"Os burlões preocupados em fazer passar alguma 'aura' de credibilidade às suas manobras muitas vezes utilizam anúncios de jornais. Há esquemas que usam os classificados dos jornais para oferecer crédito e a mensagem deixada procura atrair explicitamente pessoas com problemas bancários, uma vez que são aquelas que menos conseguem crédito pelas vias tradicionais."

3. É preciso muita prudência com empréstimos entre particulares

"Recomenda-se, no entanto, que se recorra ao reconhecimento das assinaturas mesmo em valores menores, já que tal pode ser útil em termos de incumprimento. Nestes contratos as taxas de juro não podem ultrapassar determinadas percentagens."

4. O esquema da pirâmide nunca passa de moda

"Além de ser considerado ilegal, este esquema pode fazê-lo perder muito dinheiro. Isto porque, no início, normalmente entra-se com um valor elevado que vai sendo “amortizado” à medida que se trazem participantes novos. O problema é quando o esquema rebenta: deixa de conseguir trazer novos participantes e vê que não consegue recuperar o investimento inicial."

5. Escolha bem os e-mails a abrir

"De vez em quando, todos recebemos e-mails com ofertas e promoções a preços que parecem demasiado bons para ser verdade. E o problema é que são mesmo: tão bons que é provável que se trate de um esquema fraudulento."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório