Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

DECO diz que é possível baixar fatura da luz em 29%. Siga estas dicas

A adaptação do consumo através de fontes de energia renováveis podem impulsionar esta poupança.

DECO diz que é possível baixar fatura da luz em 29%. Siga estas dicas
Notícias ao Minuto

08:08 - 11/02/20 por Notícias ao Minuto

Economia Fatura

A DECO Proteste implementou um conjunto de iniciativas, ao abrigo do projeto CLEAR 2.0, e chegou à conclusão que há um conjunto de medidas que, ao serem aplicadas pelos portugueses, podem gerar uma poupança de 29% do consumo doméstico de energia

"Começámos por fazer o retrato energético de Portugal por regiões, tendo em conta as fontes de energia e os equipamentos utilizados para produção de águas quentes sanitárias e aquecimento ambiente. Selecionadas as famílias, fizemos uma visita para conhecermos os equipamentos consumíveis de energia de que dispõem e os hábitos de consumo. Nessa visita, instalámos um dispositivo de monitorização dos consumos elétricos no quadro. Este aparelho permite recolher, em tempo real, o histórico dos consumos de eletricidade durante as 24 horas do dia", explica a DECO Proteste. 

Depois de analisado o consumo, a conclusão da associação foi que "os perfis sem fontes de energia renováveis são menos eficientes, podendo maximizar a poupança". Como é que se pode maximizar essa poupança? Para responder a esta questão, a DECO Proteste reuniu um conjunto de medidas personalizadas. 

Agora, num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, a associação diz esperar que "mais portugueses abracem esta mudança" e, por isso, adianta um conjunto de dicas que podem fazer a diferença na fatura da luz - até porque menos consumo significa menos dinheiro gasto. 

Estas 12 dicas podem ajudar a baixar a fatura da luz: 

  • Desligue os equipamentos da corrente. Não os deixe em stand-by. Pondere sobre a utilização de extensões elétricas com corte de corrente. Estas medidas simples valem 55 euros de poupança por ano.
  • Para águas quentes sanitárias, mantenha o regulador de temperatura do aparelho na posição 'Eco' ou na temperatura mais próxima possível da usada na torneira. Com este gesto obtém uma poupança média de 41 euros por ano.
  • Instale redutores de caudal nas torneiras e cabeças de chuveiro certificadas pela ANQIP (Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais).
  • Evite ao máximo fugas e torneiras a pingar.
  • Prefira o uso de duche, em vez do banho de imersão.
  • No inverno, aproveite o sol, abrindo as cortinas e/ou estores das janelas durante o dia e à noite feche-os.
  • No verão, feche as cortinas e/ou estores das janelas durante o dia e à noite abra as janelas para arrefecer a casa.
  • Faça uma descongelação regular do frigorífico e congelador.Lave a roupa a baixas temperaturas.
  • Utilize o programa eco da máquina de lavar loiça e a baixa temperatura.
  • Seque a roupa no estendal. Caso utilize um secador, escolha um modelo com bomba de calor e dobre-a assim que o programa acaba.
  • Coloque a tampa na panela ao cozinhar, sempre que a receita o permitir.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório