Meteorologia

  • 24 JANEIRO 2021
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Edição

Trabalhadores dos bares dos comboios decidem terminar greve

Os trabalhadores dos bares dos Alfa Pendulares e Intercidades, reunidos em plenário, em Lisboa e no Porto, decidiram terminar hoje a greve e requerer uma reunião com a empresa para retomar as negociações, avançou à Lusa fonte sindical.

Trabalhadores dos bares dos comboios decidem terminar greve
Notícias ao Minuto

21:35 - 07/02/20 por Lusa

Economia Comboios

"Os trabalhadores realizaram hoje um plenário, no Porto e em Lisboa, na estação de Campanhã e em Santa Apolónia e decidiram não realizar greve [no sábado]", afirmou, em declarações à Lusa, Francisco Figueiredo do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares.

Por outro lado, os funcionários vão enviar, na segunda-feira, um pedido de reunião à Risto Rail, pertencente ao grupo LSG/Lufthansa, "como manifestação de boa vontade para tentar ultrapassar o conflito".

A paralisação iniciou-se na quinta-feira, por tempo indeterminado, face à recusa da empresa em fazer atualizações salariais, tendo os trabalhadores optado por estendê-la até hoje à meia noite.

De acordo com os dados avançados pelo sindicato, e à semelhança do que aconteceu no primeiro dia da greve, hoje a adesão foi "praticamente total", com os "comboios a circular sem serviço de refeição", tendo comparecido ao trabalho dois trabalhadores da linha do Norte e três do Sul, num total de 140.

Em novembro de 2019, o sindicato apresentou à empresa uma proposta de aumento salarial de 90 euros para todos os trabalhadores, sendo que esta tinha 30 dias para apresentar uma contraproposta, o que, conforme explicou hoje o sindicalista, acabou por não acontecer dentro ou fora do prazo.

A Lusa entrou em contacto com o grupo LSG/Lufthansa para tentar obter uma posição oficial, mas, até ao momento, não teve sucesso.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório