Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Crescimento dos custos de construção de habitação nova desacelera

O índice de custos de construção de habitação nova registou em 2019 um aumento médio de 2,1%, embora inferior em 0,2 p.p. ao observado no ano anterior, indicou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Crescimento dos custos de construção de habitação nova desacelera
Notícias ao Minuto

12:22 - 07/02/20 por Lusa

Economia Habitação

Os preços dos materiais e de mão de obra registaram aumentos médios no ano passado de 0,6% e 4,5%, respetivamente, enquanto subiram 1,3% e 3,7% no ano anterior, pela mesma ordem, segundo o INE.

Os custos de construção de habitação nova subiram 2,0% em dezembro, com os preços dos materiais a aumentarem 0,6% e o custo da mão de obra a crescer 3,9%.

O instituto de estatística refere ainda que "em dezembro, a variação homóloga estimada do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) foi 2,0%, taxa inferior em 0,3 pontos percentuais (p.p) à observada em novembro".

No mês em apreço, os preços dos materiais aumentaram 0,6%, enquanto o custo da mão de obra subiu 3,9% em dezembro, menos 1,1 p.p. que no mês anterior.

Em dezembro, a contribuição do preço dos materiais para o índice aumentou 0,2 p.p. para a formação da taxa de variação homóloga do índice, salienta o INE.

Em termos mensais, a taxa de variação do índice de custos de construção de habitação nova caiu 0,5% em dezembro, com o preço dos materiais a registar uma subida de 0,2% e o custo da mão de obra a cair 0,4%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório