Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Comunicações. Governo aprova estratégia e calendário para o 5G

Aprovação aconteceu em sede de Conselho de Ministros, esta sexta-feira.

Comunicações. Governo aprova estratégia e calendário para o 5G
Notícias ao Minuto

10:29 - 07/02/20 por Notícias ao Minuto

Economia 5G

O Governo aprovou, esta sexta-feira, em sede de Conselho de Ministros por via eletrónica, um documento que define a estratégia e o calendário da aplicação da quinta geração de comunicações móveis, conhecida por 5G. 

"Esta estratégia visa assegurar que a quinta geração móvel seja um instrumento de desenvolvimento e competitividade da nossa economia, de coesão social e territorial, de melhoria e transformação do nosso modo de vida, de inovação social e da qualidade dos serviços públicos", pode ler-se no comunicado divulgado. 

Esta aprovação vem assim estabelecer os "objetivos relativamente à disponibilização das novas redes móveis em 5G em Portugal", de acordo com o Governo.

Caberá agora à Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) propor, em conformidade, para consulta pública, os termos do procedimento de atribuição de direitos de uso do espetro radioelétrico disponível, segundo o mesmo comunicado. 

"O objetivo principal do Governo passa por garantir uma cobertura estrategicamente seletiva e territorialmente coesa, com metas intercalares em 2020 e 2025. Os termos financeiros do procedimento de atribuição do espectro devem alinhar-se pelos preços europeus comparáveis já conhecidos, e admite-se uma descida das taxas de utilização do espectro", pode ler-se. 

Isto acontece no dia em que arranca a alteração da rede de emissores nacional da televisão digital terrestre (TDT), em Sines, representando um passo essencial na implementação do 5G (quinta geração móvel).

Segundo um comunicado da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), o emissor de Sines mudará hoje de frequência por volta das 16h30, passando do canal 56 para o 43.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório