Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Lucro da petrolífera Total cai 13% para 13 mil milhões de euros em 2019

O lucro da Total caiu 13% para 11.830 milhões de dólares (13.014 milhões de euros) em 2019, o que se deveu à queda dos preços do petróleo e gás natural, anunciou hoje a petrolífera francesa.

Lucro da petrolífera Total cai 13% para 13 mil milhões de euros em 2019
Notícias ao Minuto

10:50 - 06/02/20 por Lusa

Economia Total

O presidente executivo da petrolífera, Patrick Pouyanné, disse na apresentação dos resultados da multinacional que a epidemia de coronavírus na China terá um "impacto significativo" na procura de petróleo nos próximos meses.

O gestor referiu ainda que a China é "o motor do crescimento mundial" e que a epidemia que está a assolar o gigante asiático influenciará a procura de todas as matérias-primas, nomeadamente o petróleo.

Sem querer dar detalhes sobre os números, Pouyanné garantiu que nos próximos meses haverá "um impacto potencial" sobre a procura que tem a ver com a epidemia que qualificou de "significativo".

O presidente executivo referiu também que alguns grupos chineses que tinham feito contratos de gás para a China começaram a desviá-los para a Índia, o que está, por seu turno, a reduzir o impacto relativo a esta matéria-prima.

Pouyanné mostrou-se ainda convencido de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), que agrupa os principais países produtores, adaptará a oferta à descida da procura, o que a confirmar-se vai limitar a sua repercussão nos preços.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório