Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Estes foram os setores com mais postos de trabalho no ano passado

O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) revelou, na quarta-feira, que a taxa de desemprego desceu para 6,5% em 2019. Mesmo assim, o valor não cumpriu a meta estabelecida pelo Governo.

Estes foram os setores com mais postos de trabalho no ano passado
Notícias ao Minuto

07:40 - 06/02/20 por Beatriz Vasconcelos

Economia Emprego

O setor de atividade das indústrias transformadoras era o que reunia mais empregos no ano passado, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), na quarta-feira. No total do ano, sublinhe-se, a taxa de desemprego fixou-se em 6,5%, ligeiramente acima da meta do Governo de 6,5%

O relatório do INE, que faz o balanço do mercado de trabalho no ano passado, permite-nos também concluir que o setor das indústrias transformadoras era o que reunia mais postos de trabalho no ano passado - cerca de 836,6 mil indivíduos.

Em segundo lugar surge o comércio por grosso e a retalho, reparação de veículos automóveis e motociclos (706,4 mil pessoas) e o das atividades de saúde humana e apoio social (475,2 mil pessoas). 

Quais os setores que perderam mais empregos? 

O relatório da agência de estatísticas permite ainda perceber quais foram os setores que mais perderam empregos e os que, por outro lado, mais postos de trabalho ganharam. 

A digitalização da banca é um fenómeno evidente que se reflete no mercado de trabalho. O setor das atividades financeiras e de seguros foi o que mais perdeu empregos no ano passado, sendo que se reduziram 12,4% entre 2018 e 2019. 

Do lado oposto, o setor das atividades administrativas e dos serviços de apoio foi o que ganhou mais postos de trabalho: cerca de 8,9% mais do que em 2018.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório