Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Há um novo banco digital. Chama-se Openbank e pertence ao Santander

Cerimónia de lançamento realizou-se na terça-feira.

Há um novo banco digital. Chama-se Openbank e pertence ao Santander
Notícias ao Minuto

10:13 - 05/02/20 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Openbank

Há um novo banco digital a operar em Portugal. Chama-se Openbank e, apesar de já estar disponível desde dezembro para os clientes portugueses, a cerimónia de lançamento só se realizou na terça-feira. O banco, que pertence ao grupo Santander, quer apostar em Portugal no negócio da gestão de investimentos de forma digital.  

Na cerimónia de apresentação, que se realizou em Lisboa, onde esteve o presidente executivo do Openbank, Ezequiel Szafir - que foi vice-presidente da Amazon Europe -, não foi divulgado o investimento do banco no mercado português, os objetivos de clientes em Portugal nem de resultados a obter nas várias áreas de negócio.

Segundo o responsável, o "Openbank é o Tesla do grupo Santander", considerando que o banco está na vanguarda da mudança da indústria bancária e que uma das suas mais-valias é a plataforma digital de gestão de investimentos.

Com uma conta no Openbank, os clientes têm acesso a uma plataforma de investimentos em que podem subscrever carteiras de fundos de investimento que são geridas de forma automática por inteligência artificial ('robô-adviser').

Gonzalo Pradas, responsável pela área de gestão de investimentos, citou dados do Banco Central Europeu (BCE), segundo os quais os português têm 44% do seu dinheiro em 'dinheiro líquido' (o resto está aplicado em obrigações, fundos de pensões, fundos de investimento), para considerar que há uma oportunidade de aumentar os investimentos.

Os clientes podem aceder à plataforma de investimentos a partir de 500 euros, pagando uma comissão entre 0,42% e 1,03% do valor da carteira de investimento.

Openbank é o banco totalmente digital do grupo Santander (os clientes acedem através de 'app' [aplicação] móvel, da página 'web' ou de contacto telefónico) e, segundo os seus dados, tem atualmente 1,2 milhões de clientes e 10 mil milhões de dólares (cerca de nove mil milhões de euros à taxa de câmbio atual) em recursos de clientes.

O banco também concede crédito através de meios digitais, tendo 700 milhões de euros emprestados em Espanha (crédito ao consumo e à habitação), disse hoje Ezequiel Szafir.

Em Portugal ainda não concede crédito nem há prazo para o fazer, referindo apenas que "será tão rápido quanto possível".

O cartão 'Я42' do Openbank é sempre gratuito. Depois, serão cobrados 7,99 euros por mês aos novos clientes, a partir de 1 de junho, relacionados com os "benefícios de viagens que o cartão tem associado e a cobrança apenas é feita cada vez que se ligar esse serviço". 

Openbank tem cerca de 550 trabalhadores em Espanha, sobretudo dedicados à área tecnológica.

Em Portugal não tem uma equipa local, o que segundo os responsáveis não é possível pelo tipo de licença bancária que tem, admitindo os mesmos que seja equacionado pedir licença de sucursal.

Apesar de ser um banco estrangeiro a atuar em Portugal, os depósitos no Openbank estão garantidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos.

[Notícia corrigida às 11h32 do dia 7 de fevereiro]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório