Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Siza Vieira aplaude venda das participações de Isabel dos Santos

O ministro da Economia diz que se trata de um "bom passo", uma vez que reduz os possíveis impactos nas empresas nas quais a empresária angolana tinha participação.

Siza Vieira aplaude venda das participações de Isabel dos Santos
Notícias ao Minuto

14:20 - 03/02/20 por Notícias ao Minuto

Economia Luanda Leaks

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, vê com bons olhos a venda das participações da empresária Isabel dos Santos nas várias empresas portuguesas, argumentando que esta pode ser uma forma de limitar um potencial impacto no âmbito do processo conhecido como Luanda Leaks. 

"Este é um bom passo, porque queremos evitar quaisquer danos à reputação da atividade dessas empresas", disse Siza Vieira, em entrevista à Reuters. O ministro português acrescentou, ainda assim, que as investigações têm de seguir o seu caminho e que não está a antecipar conclusões. 

Já na semana passada, o ministro da Economia disse estar a acompanhar a situação da Efacec, na sequência da saída de Isabel dos Santos do capital, apontando que a empresa é "muito importante" e "essencial" para o futuro da indústria portuguesa.

Em 22 de janeiro, a Procuradoria-Geral da República de Angola anunciou que Isabel dos Santos tinha sido constituída arguida por alegada má gestão e desvio de fundos durante a passagem pela petrolífera estatal Sonangol.

De acordo com a investigação do consórcio, do qual fazem parte o Expresso e a SIC, Isabel dos Santos terá montado um esquema de ocultação que lhe permitiu desviar mais de 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) para uma empresa sediada no Dubai e que tinha como única acionista declarada Paula Oliveira.

A investigação revela ainda que, em menos de 24 horas, a conta da Sonangol no EuroBic Lisboa, banco de que Isabel dos Santos é a principal acionista, foi esvaziada e ficou com saldo negativo no dia seguinte à demissão da empresária da petrolífera angolana.

EuroBic já anunciou que a empresária vai abandonar a estrutura acionista, o mesmo acontecendo na Efacec. Os três membros não executivos do Conselho de Administração da NOS ligados a Isabel dos Santos saíram também já da operadora de telecomunicações.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório