Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Presidente do BPI diz que spreads no crédito empresarial vão baixar

O presidente executivo do BPI, Pablo Forero, afirmou hoje que os 'spreads' do crédito vão continuar a diminuir em 2020, especialmente no segmento empresarial.

Presidente do BPI diz que spreads no crédito empresarial vão baixar
Notícias ao Minuto

13:40 - 03/02/20 por Lusa

Economia BPI

"Em 2020 vamos ver todos os bancos com os 'spreads' [margem de lucro do banco no crédito] a cair ainda um pouco mais", disse Pablo Forero durante a conferência de imprensa de apresentação de resultados anuais do banco (lucro de 327,9 milhões de euros em 2019).

Referindo-se à remuneração da carteira de crédito do banco, o gestor afirmou que "em 2020, é provável que comece a cair" devido às condições de mercado.

"Com a pressão que temos, a concorrência que temos, e a liquidez que há no sistema, significa que as margens estão a cair", argumentou, referindo que o banco está a tentar manter a quota de mercado sem fazer luta de preços, "mas está cada vez mais difícil".

Mais tarde, o gestor voltou a abordar o tema, dizendo que a evolução gradual da queda dos 'spreads' vai continuar, num contexto de "desalavancagem e de imensa liquidez no sistema".

"Isto põe uma pressão, sem dúvida, na margem financeira, e nós vamos continuar a tentar evitar a queda na margem financeira, e se possível aumentar", reduzindo os custos financeiros do banco.

O responsável explicitou que se referia mais aos créditos a empresas do que ao crédito à habitação.

"Acho que os do créditos à habitação em Portugal já são muito baixos, muito competitivos. Portugal é o país com o preço mais baixo", referiu.

Pablo Forero referiu que está a ser detetada uma descida nas margens de lucro do seu banco, "mais no crédito pessoal e ainda mais no crédito às empresas", sejam grandes, médias ou pequenas.

"É lá que estamos a notar a pressão e a concorrência a reduzir, pouco a pouco, de uma maneira progressiva, os 'spreads'. No crédito à habitação estamos já num preço muito competitivo, muito bom", explicitou.

O BPI registou lucros de 327,9 milhões de euros em 2019, um resultado inferior em 33% aos 490,6 milhões de euros registados em 2018, divulgou hoje o banco.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório