Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Prazo para propostas às obras da Metro do Porto alargardo até fevereiro

Os concorrentes às obras da nova Linha Rosa e do prolongamento da Linha Amarela do Metro do Porto têm até 23 de fevereiro para apresentarem propostas aos dois concursos, cujo prazo foi hoje prorrogado por uma semana.

Prazo para propostas às obras da Metro do Porto alargardo até fevereiro
Notícias ao Minuto

13:48 - 31/01/20 por Lusa

Economia Metro do Porto

Os avisos da prorrogação foram hoje publicados em Diário da República (DR) pela Metro do Porto, que espera, nesse novo prazo, responder a todos os pedidos de esclarecimento feitos pelos concorrentes pré-qualificados sobre os cadernos de encargos.

O anterior prazo para entrega de propostas terminava em 18 de fevereiro.

Fonte da Metro explicou que esta prorrogação implicará que os prazos de início de obra e sua conclusão sejam também alargados por uma semana, sendo possível que novos pedidos de esclarecimento levem a novos adiamentos.

Segundo a mesma fonte, para cada concurso foram pré-qualificados sete concorrentes.

Os concursos para as duas empreitadas foram lançados no início de abril, tendo o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, que tutela os transportes urbanos, apontado então para um prazo de três anos para a conclusão.

O aviso inicial publicado no DR indicava 42 meses (quatro anos) como "prazo de execução do contrato" da construção da Linha Rosa do Porto, com o valor base de 175 milhões de euros.

Quanto à obra de Vila Nova de Gaia, o prazo de execução previsto no DR era de 34 meses (dois anos e 10 meses), com o valor base de 95 milhões de euros.

Representando um investimento total de 307 milhões de euros, o prolongamento da Linha Amarela diz respeito ao troço entre Santo Ovídio e Vila d'Este, em Vila Nova de Gaia, e a Linha Rosa será feita entre os Aliados/Praça da Liberdade e a Casa da Música, no Porto.

Na passada semana, o primeiro-ministro afirmou que espera adjudicar e iniciar "neste semestre" as obras das novas linhas do Metro do Porto.

"O prazo de entrega das propostas termina no dia 18 e, esperando que não tenhamos muitos incidentes de contencioso [entre concorrentes, no âmbito do concurso público], isso permitirá adjudicar a obra a tempo de ela se iniciar neste semestre de 2020", afirmou António Costa na cerimónia de assinatura do contrato para aquisição de 18 novas viaturas para o Metro do Porto, as primeiras a receber em 2021.

Já o presidente da empresa Metro do Porto, Tiago Braga, foi mais cauteloso, remetendo para o "segundo semestre do ano" o início das obras das novas linhas, que acrescentarão seis quilómetros e 10 milhões de novos clientes à rede.

O Metro do Porto opera atualmente em sete concelhos da Área Metropolitana do Porto através de uma rede de seis linhas, 67 quilómetros e 82 estações, tendo em 2019 ultrapassado os 71 milhões de clientes, de acordo com dados da empresa.

Atualmente, a frota da Metro do Porto é constituída por 102 veículos: 72 do tipo Eurotram e 30 do tipo Tram-train.

Em 21 de janeiro foi assinado o contrato para a aquisição, por 49,6 milhões de euros, de 18 composições à empresa chinesa CRC Tangsthan que permitirão disponibilizar mais 60 mil lugares diários, estima a sociedade.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório