Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

CaixaBank destaca "ano fantástico" da filial portuguesa BPI

O presidente executivo do espanhol CaixaBank destacou hoje em Valência o "ano fantástico" em 2019 da filial portuguesa, BPI, que contribuiu com 332 milhões de euros para as contas do grupo.

CaixaBank destaca "ano fantástico" da filial portuguesa BPI
Notícias ao Minuto

12:16 - 31/01/20 por Lusa

Economia Banca

"<span class="news_bold">Desde que o adquirimos há três anos, o BPI mostrou um potencial muito muito positivo e espero que isso continue por muitos anos", disse Gonzalo Gortázar aos jornalistas, na conferência de imprensa em que apresentou os resultados de 2019 do grupo bancário.

O grupo espanhol obteve lucros de 1.705 milhões de euros em 2019, uma diminuição de 14,1% em relação a 2018, com o BPI a contribuir com 332 milhões de euros para estes resultados, um aumento de 26,7% em relação à transferência feita um ano antes que tinha sido de 262 milhões de euros.

O BPI vai apresentar os seus resultados de 2019 em Lisboa na próxima segunda-feira, mas Gortázar aproveitou para "felicitar" antes desse anúncio o presidente executivo, Pablo Forero, e toda a equipa pelo "ano fantástico" que teve.

Gonzalo Gortázar destacou ainda que o BPI teve "crescimentos importantes" no crédito ao consumo, no crédito às empresas e nos seguros, assim como na contribuição "em alta" para os resultados do grupo.

Na informação que transmitiu hoje à Comissão Nacional do Mercado Mobiliário (CNMV) espanhola, o banco espanhol sublinha que os resultados do grupo foram influenciados negativamente pelo custo do acordo com os sindicatos para reduzir o número de trabalhadores, que afetou cerca de 2.000 empregados e representou um gasto bruto de 978 milhões de euros para a empresa.

Sem levar em conta o impacto do acordo com os trabalhadores, que foi fechado no segundo trimestre de 2019 e que em termos líquidos foi de 685 milhões, o CaixaBank teria ganho 2.390 milhões de euros, um aumento de 20,4%, segundo o grupo espanhol.

O negócio bancário e segurador contribuiu com a maior parte do lucro do CaixaBank, com 1.060 milhões, enquanto o banco português BPI contribuiu com 332 milhões e as participações com 313 milhões (entre elas 46 milhões de dividendos do angolano BFA).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório