Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Declarações da OMS salva dia em Wall Street

A bolsa nova-iorquina acabou hoje em alta, depois de evoluir em baixa na maior parte do dia, com os investidores a ganharem confiança depois das declarações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que não recomendou a limitação de viagens.

Declarações da OMS salva dia em Wall Street
Notícias ao Minuto

23:19 - 30/01/20 por Lusa

Economia Coronavírus

A OMS declarou hoje que a epidemia de pneumonia viral chinesa, que já se estendeu a várias regiões do mundo e tem um balanço de vítimas mortais de pelo menos 170 só na China, constituía uma urgência internacional.

A agência da ONU não recomendou, porém, a aplicação de restrições aos movimentos de bens e pessoas através do mundo.

O anúncio da OMS permitiu aos principais índices nova-iorquinos, que estavam em baixa até à sua divulgação, recuperar no final da sessão.

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average avançou 0,43%, para os 28.859,44 pontos.

Apesar de mais fracos, os ganhos dos outros índices não deixaram de ser ganhos: o tecnológico Nasdaq progrediu 0,26%, para as 9.298,93 unidades, e o alargado S&P500 valorizou 0,31%, para as 3.283,66.

Além deste fator de alívio, os índices também beneficiaram da divulgação de uma série de resultados trimestrais que, na sua maioria, foram positivos.

A Tesla, que exibiu na quarta-feira uma forma deslumbrante, terminou com um ganho de 10,30%. Das informações que divulgou destacou-se a intenção de vender mais de meio milhão de viaturas em 2020, o que representa um crescimento anual de 36%.

O valor bolsista do fabricante de carros elétricos topo de gama é agora superior à soma do dos três principais construtores automóveis norte-americanos, a saber General Motors, Ford e Fiat Chrysler USA.

A Coca-Cola (+3,25%) viu, quanto a si, o seu lucro trimestral mais do que duplicar, graças a uma subida das suas vendas na América Latina e Ásia Pacífico.

A Microsoft, cujos resultados superaram em muito as expetativas dos investidores, valorizou 2,82%.

Ao contrário, a Facebook, que viu os custos dispararem, caiu 6,14%.

Também o grupo de logística UPS teve uma forte queda, de 6,7%, passando a integrar o grupo das previsões dececionantes para 2020.

"No seu conjunto, trata-se de resultados muito sólidos, em particular no setor tecnológico", observou Alan Skrainka, da Cornerstone Wealth Management.

Depois do fecho da sessão, a Amazon divulgou resultados acima das expetativas, o que se traduziu na valorização dos seus títulos, nas trocas eletrónicas, em cerca da 12%.

Nos indicadores, o crescimento do produto interno bruto nos EUA em 2019 baixou dos 2,9% registados em 2018 para 2,3%, segundo uma estimativa preliminar do Departamento do Comércio, divulgada hoje.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório