Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Cresap vai abrir concurso para 30 para dirigentes de topo no Estado

A Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Púbica (Cresap) prevê lançar em breve mais de 30 concursos para dirigentes de topo no Estado, incluindo o novo inspetor geral de Finanças e o diretor de Finanças do Porto.

Cresap vai abrir concurso para 30 para dirigentes de topo no Estado
Notícias ao Minuto

17:12 - 29/01/20 por Lusa

Economia Concurso

De acordo com a informação disponível no site da Cresap, o concurso para o cargo de diretor de Finanças do Porto vai ser lançado na quinta-feira, dia 30 de janeiro, podendo as candidaturas ser enviadas até ao dia 12 de fevereiro.

A abertura deste concurso -- requerida pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais -- surge na sequência do pedido de demissão do anterior responsável pelas Finanças do Porto dois dias depois de, em Alfena, concelho de Valongo, 20 elementos da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) e 10 da GNR terem levado a cabo uma operação de fiscalização de condutores com o objetivo de cobrar dívidas fiscais, designada "Ação sobre rodas".

O pedido de demissão chegou ao Ministério das Finanças em 30 de maio e foi "prontamente aceite". Em junho, foi nomeada para este cargo, em regime de substituição, Maria Albertina da Silva.

De acordo com os requisitos do concurso, os candidatos à Direção de Finanças do Porto devem ter formação nas áreas de Direito, Economia ou Gestão. A comissão de serviço é por cinco anos, renovável por igual período sem necessidade de novo procedimento concursal.

A Cresap vai também lançar o concurso para o recrutamento e seleção do sucessor de Vítor Braz na Inspeção Geral de Finanças, não estando disponível no site informação sobre o prazo para a entrega de candidaturas.

Em 26 de novembro, um despacho das Finanças publicado em Diário da República referia que o inspetor-geral de Finanças, Vítor Braz, iria sair do cargo, a seu pedido, mantendo-se em funções em regime de gestão corrente até novo concurso de recrutamento. A Comissão de serviço de Vítor Braz terminaria em 30 de dezembro.

No mesmo despacho era ainda referido que o ministro das Finanças tinha decidido não renovar as comissões de serviço dos dirigentes superiores de 2.º grau da Inspeção-Geral de Finanças (IGF) - Ana Paula Pereira Cosme Franco Barata Salgueiro, António Manuel Pinto Ferreira dos Santos, José António Prates Viegas Ribeiro e Maria Isabel da Silva Castelão Ferreira da Silva, "registando, com agrado, o desempenho e os resultados alcançados" pela equipa de Vítor Braz.

Entre os 34 concursos que a Cresap pretende abrir "em breve" incluem-se vários para o cargo de subinspetor-geral.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório