Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Taxa fixa ou variável? Tudo uma questão de perspetiva

Um artigo de opinião assinado por João Morais Barbosa, Administrador da Reorganiza.

Taxa fixa ou variável? Tudo uma questão de perspetiva
Notícias ao Minuto

11:37 - 29/01/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Artigo de opinião

"Há quem tenha taxa fixa e hoje está insatisfeito porque podia estar a pagar menos, e há quem esteja satisfeito porque optou pela taxa de juro variável, indexada à Euribor, que está em mínimos históricos. Mas, podíamos estar a descrever um cenário completamente inverso.

Não existe uma resposta certa para esta questão, nem uma que satisfaça todas as carteiras. É tudo uma questão de perspetiva.

Comprar casa é uma escolha para a vida e é uma decisão que deve ser ponderada, mas, sobretudo, consciente. A situação financeira familiar do momento é um fator importante, mas pode não ser sempre assim. E, infelizmente, todos nós conhecemos histórias menos felizes.

Mas, vamos por partes. Será que todos sabemos o que cada taxa implica? Designa-se por taxa variável aquela que está dependente das flutuações das taxas de juro de referência, indexadas à Euribor, e que podem ser revistas, para cima ou para baixo, a 1, 6 ou 12 meses. Ou seja, uma roleta russa. Entende-se por taxa fixa aquela que é acordada entre o cliente e o banco e que permanece inalterável durante parte ou a totalidade do contrato. Ou seja, um dado adquirido.

Posto isto, qual devo escolher? Qual a mais vantajosa? Se não estivéssemos a falar de finanças talvez as respostas a estas questões fossem diferentes. Mas, quando envolve a nossa segurança financeira e a estabilidade da nossa família, a prudência tende a falar mais alto.

Para escolhermos em consciência é importante saber que ao contratar um crédito com a opção de taxa fixa vamos pagar sempre a mesma prestação mensal, independentemente da conjuntura financeira. Pode ser um pouco mais elevada à partida, mas não acarreta surpresas e sabemos sempre com o que contamos. Se optarmos por um crédito com uma taxa variável temos que estar conscientes para a forte componente de incerteza. Uma escolha que tem implicações diretas na gestão do orçamento familiar.

Por isso, o ponto de partida é um fator muito importante. Há que ter em consideração a atual folga orçamental, assim como considerar se existe margem para uma eventual subida da prestação mensal, que pode chegar a duplicar com uma taxa variável. Com a taxa fixa, esta incerteza desaparece, o que acaba por dar um maior conforto.

É necessário ter ainda em atenção que a escolha da taxa fixa ou variável também pode implicar uma maior ou menor facilidade na atribuição do crédito, e este é também um fator a ter em conta. As operações com taxa variável tendem a ser mais penalizadas pois os bancos precisam de acautelar a eventual subida das taxas de juro, prejudicando a análise e dificultando a aprovação do crédito.

Mas no final, a questão mais relevante na escolha talvez seja a maneira de ser e estar de cada um. Estou disposto(a) a navegar à deriva ou prefiro águas mais calmas? Vivo bem com a incerteza ou prefiro saber com o que posso contar? Ou seja, não há respostas certas, apenas perspetivas diferentes."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório