Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Órgãos do novo sindicato do setor bancário têm de ser eleitos até outubro

Os órgãos dirigentes do novo sindicato nacional do setor bancário terão de ser eleitos até outubro, disse hoje o Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas, após a publicação oficial dos novos estatutos.

Órgãos do novo sindicato do setor bancário têm de ser eleitos até outubro
Notícias ao Minuto

13:50 - 27/01/20 por Lusa

Economia SBSI

O novo sindicato irá unir o Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI), o Sindicato dos Bancários do Centro (SBC), Sindicato dos Seguros de Portugal (SISEP) e o Sindicato dos Trabalhadores da Atividade Seguradora (STAS) e, segundo o SBSI, será "o maior sindicato nacional" de trabalhadores do setor financeiro, com cerca de 50 mil associados.

Ainda segundo o SBSI, depois de os novos estatutos terem sido aprovados no congresso em outubro passado, foram publicados em 8 de janeiro no Boletim do Trabalho e Emprego, o que "dá início à operacionalização da programação da fusão dos Sindicatos do Setor Financeiro que vai juntar as quatro instituições".

Para já, terão de ser feitas eleições para os órgãos diretivos da futura estrutura sindical, até ao início de outubro, informou o sindicato.

Segundo os estatutos, consultados pela Lusa, o SBSI passa a denominar-se Sindicato da Banca, Tecnologia e Seguros - MAIS Sindicato, passa a abranger trabalhadores de todo o setor financeiro (não só bancários) e de todo o território nacional.

Os sindicatos de bancários filiados na UGT fizeram em 2018 referendos junto dos seus sócios para votarem se aceitavam unirem-se num único sindicato nacional.

Então, os sócios do Sindicato dos Bancários do Norte recusaram, pelo que avançam para fusão o Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas, o Sindicato dos Bancários do Centro e outros dois sindicatos do setor financeiro.

Já em dezembro passado, o Sindicato dos Bancários do Norte aprovou, em Conselho Geral, alterações aos estatutos para permitir também ser um sindicato de âmbito nacional, com sócios de todo o país, e de outras empresas do setor financeiro, não apenas bancos.

Este sindicato vai também mudar o nome para SBN -- Sindicato dos Trabalhadores do Setor Financeiro de Portugal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório