Meteorologia

  • 21 MAIO 2022
Tempo
22º
MIN 18º MÁX 25º

Arménio Carlos diz que melhoria dos serviços públicos implica valorização

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, defendeu que os portugueses só terão melhores serviços públicos se o papel dos trabalhadores da Administração Pública for devidamente valorizado.

Arménio Carlos diz que melhoria dos serviços públicos implica valorização

"Não há melhores serviços públicos se não se valorizar o papel dos trabalhadores da Administração Pública", disse em entrevista à agência Lusa Arménio Carlos, considerando que as propostas do Governo previstas no Orçamento do Estado são desrespeitosas porque reduzem o poder de compra.

O sindicalista referia-se à proposta de aumentos salariais de 0,3% prevista para a função pública e lembrou os 10 anos de congelamento, e até redução, salarial no setor.

"Recordamos que no período da 'troika' os serviços da Administração Pública só não colapsaram porque os trabalhadores, em muito menor número e com tantos problemas como são conhecidos, resistiram e cumpriram com a sua função de fazer tudo o que estava ao seu alcance para responder minimamente às necessidades das populações", disse à Lusa.

Arménio Carlos defendeu que, tendo em conta o crescimento do emprego e da procura interna, o Governo deve aumentar os trabalhadores do Estado "de acordo com o reconhecimento das suas competências, qualificações e experiência".

"Ou corremos o risco de qualquer dia termos cada vez menos trabalhadores na Administração Pública, porque se tiverem melhores ofertas vão para o setor privado", afirmou, referindo áreas como a saúde ou a educação.

O sindicalista acusou o Governo de, neste caso, ter dois pesos e duas medidas, porque quer melhorar os serviços públicos mas não quer valorizar os trabalhadores que os prestam.

"A questão de fundo é saber que país queremos do ponto de vista das funções sociais do Estado e dos serviços públicos. Nós pagamos os nosso impostos, logo o Governo tem obrigação de assegurar que a receita dos nossos impostos seja investida de forma justa para corresponder às necessidades das populações", concluiu.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório