Coimbra quer regulamento para incentivar produção de energia fotovoltaica

O executivo da Câmara de Coimbra vai votar, na reunião de segunda-feira, o projeto final do regulamento municipal 'Coimbra Cidade Sustentável', que prevê incentivos financeiros para a produção de energia fotovoltaica.

PS ganha em Coimbra, retirando um deputado a PSD/CDS-PP

© iStock

Lusa
25/01/2020 20:20 ‧ 25/01/2020 por Lusa

Economia

Coimbra

Este regulamento municipal foi uma das ideias vencedoras da segunda edição do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Coimbra, apresentando um "conjunto de regras e critérios para a definição dos apoios a conceder aos munícipes que pretendam aderir ao programa de incentivos à aquisição de sistemas de produção de energia elétrica fotovoltaica para autoconsumo", afirmou hoje o município, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Segundo a Câmara de Coimbra, o regulamento prevê que as candidaturas ao programa de apoio decorram "em duas fases distintas, com a previsão de um valor de 100 mil euros para pessoas singulares e condomínios de prédios e outros 100 mil euros para pessoas coletivas sem fins lucrativos".

Podem candidatar-se à concessão dos incentivos "pessoas singulares com residência permanente no município de Coimbra, os condomínios de prédios afetos total ou predominantemente ao uso habitacional e pessoas coletivas sem fins lucrativos sediadas no município", esclareceu.

O projeto de regulamento que vai a discussão na reunião de câmara prevê ainda uma comparticipação para os sistemas de produção de energia que vai de 250 até 750 euros - valor que varia consoante a potência.

"Os incentivos concedidos podem ser acumulados com outros eventuais apoios de idêntica natureza, nomeadamente previstos na lei ou no regulamento municipal", acrescentou.

Na nota de imprensa, a Câmara de Coimbra salienta que este é mais um contributo do município "para a sustentabilidade ambiental", elencando outros investimentos, como a aquisição de transportes públicos elétricos, criação de ciclovias e projetos de eficiência energética em edifícios municipais.

Na mesma reunião, o executivo irá também analisar e votar uma proposta para a formalização da adesão da autarquia de Coimbra ao projeto 'Espaço Empresa', liderado pelo IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação).

Este serviço, explica o município, terá como função "apoiar empresários e atrair investidores, numa lógica de atendimento personalizado e de ponto único de contacto", estando previsto funcionar junto das instalações do Gabinete de Apoio ao Investidor, no Pátio da Inquisição.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas