Turismo do Centro elogia novo modelo de descontos nas portagens

A entidade regional Turismo do Centro saudou hoje o novo modelo de desconto das portagens para o interior do país, que prevê descontos para quem vive, trabalha ou visita no fim de semana estes territórios.

Notícia

© Getty Images

Lusa
24/01/2020 17:44 ‧ 24/01/2020 por Lusa

Economia

Portagens

"A Turismo Centro de Portugal (TCP) recebeu com agrado as propostas anunciadas hoje pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, na Comissão de Orçamento e Finanças da Assembleia da República, que têm como objetivo atrair pessoas e empresas para o interior do país", refere a entidade regional.

A entidade presidida por Pedro Machado elogia, sobretudo, a proposta que prevê descontos nas portagens para quem visitar o interior do país aos fins de semana, que irão beneficiar os utilizadores frequentes.

"Saúdo esta iniciativa do Governo, e da ministra Ana Abrunhosa em particular, que demonstra ser uma profunda conhecedora dos territórios do Interior e dos problemas específicos com que se deparam estas populações", refere Pedro Machado.

O líder da TCP aproveita para pedir ajuda à ministra para resolver "outras questões rodoviárias que estão por cumprir e que são vitais para a mobilidade nos territórios do interior", nomeadamente a implantação do IC6 ou a modernização da linha da Beira Alta.

Mesmo sem conhecer ainda os valores dos descontos, Pedro Machado refere que o novo modelo pode ser decisivo para aumentar a "competitividade e a atratividade" do território.

"Há muito que defendemos que o valor elevado das portagens é um elemento dissuasor, que afasta os turistas interessados em descobrir o Interior do país e que veio agravar os problemas dos territórios de baixa densidade, constituindo um obstáculo ao desenvolvimento", acrescenta.

A Entidade Regional elogiou ainda o anúncio de apoios financeiros para quem trabalha no interior, através de redes de apoio locais e regionais e da divulgação de incentivos dos municípios às empresas e às famílias que se queiram fixar nestes territórios.

"Uma taxa especial de IRC para as pequenas e médias empresas do Interior é outra das medidas propostas", conclui a TCP.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas