Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Grécia: Credores terminam quinta visita pós-resgate

Os representantes das instituições credoras da Grécia concluíram hoje a sua quinta visita ao país após o fim do resgate, no âmbito de uma supervisão que contempla missões de controlo trimestrais.

Grécia: Credores terminam quinta visita pós-resgate
Notícias ao Minuto

16:41 - 24/01/20 por Lusa

Economia Grécia

"Vamos trabalhar juntos até finais de fevereiro na base de propostas que fizemos. O nosso objetivo é ter o melhor resultado possível no Eurogrupo de março", declarou aos jornalistas fonte governamental, acrescentando que as conversações, as segundas desde que entrou em funções o Governo liderado pelo conservador Kyriakos Mitsotakis, decorreram "num bom ambiente".

Durante a visita, o Governo apresentou à 'troika' de credores - Comissão Europeia, Banco Central Europeu (BCE) e Mecanismo Europeu de Estabilidade - três propostas destinadas a criar mais espaço financeiro, dinheiro que o executivo pretende utilizar em novas reduções de impostos.

Os representantes dos credores examinaram também a reforma da legislação sobre falência de indivíduos que vai entrar em vigor em maio, após o fim da proteção legal à primeira residência.

A fonte governamental recusou que o fim dessa proteção legal possa levar a despejos em massa.

"Temos vontade política e liberdade de movimentos para minimizar esse risco", salientou.

Foi também admitida, pela primeira vez desde a entrada do país em crise, em 2009, um possível aumento dos gastos com a defesa.

Com a deterioração das relações entre a Grécia e a Turquia nos últimos três anos, aumentou o interesse de Atenas em modernizar as suas Forças Armadas, depois dos cortes a que foi obrigada pelos credores.

A Grécia deixou de estar sob assistência financeira internacional em agosto de 2018, tendo recomeçado depois a financiar-se nos mercados.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório