Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Portugueses têm conhecimentos financeiros abaixo da média europeia

Portugal ocupa o 14.º lugar no ranking de Literacia Financeira realizado pela Intrum e ao qual o Notícias ao Minuto teve acesso.

Portugueses têm conhecimentos financeiros abaixo da média europeia
Notícias ao Minuto

12:03 - 24/01/20 por Notícias ao Minuto

Economia Literacia financeira

Portugal ocupa o 14.º lugar entre os 24 países europeus consultados num inquérito para aferir os conhecimentos ao nível de literacia financeira e realizada pela Intrum.

"As gerações mais novas precisam de aprender a gerir dinheiro e esta é uma responsabilidade conjunta das famílias e das escolas, que desempenham um papel fundamental na transmissão de conhecimentos e que podem e devem incluir esta temática", refere Luís Salvaterra, Diretor-Geral da Intrum, citada num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.  

Segundo o Barómetro Bem-Estar Financeiro, do estudo da Intrum European Consumer Payment Report (ECPR), Portugal atingiu um valor de 6.41 pontos no total de 10.

O país que mais conhecimentos tem a nível de literacia financeira é a Finlândia (7.74 pontos), seguindo-se o Reino Unido (7.23 pontos), de acordo com o mesmo estudo. 

O inquérito foi realizado a mais de 24 mil cidadãos, em 24 países europeus e conclui que a educação financeira das crianças continua a ser um tema que preocupa os pais portugueses.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório