Portugal ocupa o 14.º lugar entre os 24 países europeus consultados num inquérito para aferir os conhecimentos ao nível de literacia financeira e realizada pela Intrum.
"As gerações mais novas precisam de aprender a gerir dinheiro e esta é uma responsabilidade conjunta das famílias e das escolas, que desempenham um papel fundamental na transmissão de conhecimentos e que podem e devem incluir esta temática", refere Luís Salvaterra, Diretor-Geral da Intrum, citada num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Segundo o Barómetro Bem-Estar Financeiro, do estudo da Intrum European Consumer Payment Report (ECPR), Portugal atingiu um valor de 6.41 pontos no total de 10.
O país que mais conhecimentos tem a nível de literacia financeira é a Finlândia (7.74 pontos), seguindo-se o Reino Unido (7.23 pontos), de acordo com o mesmo estudo.
O inquérito foi realizado a mais de 24 mil cidadãos, em 24 países europeus e conclui que a educação financeira das crianças continua a ser um tema que preocupa os pais portugueses.