Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Sindicatos pedem intervenção do Governo nas negociações com a Caixa

O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários e o Sindicato Independente da Banca anunciaram hoje que pediram a intervenção do Governo nas negociações laborais com a Caixa Geral de Depósitos perante a "intransigência" do banco público.

Sindicatos pedem intervenção do Governo nas negociações com a Caixa
Notícias ao Minuto

19:27 - 23/01/20 por Lusa

Economia CGD

"Face à continuada intransigência demonstrada pelos representantes da Caixa Geral de Depósitos (CGD) no processo negocial em curso para a revisão do Acordo de Empresa, que prevê o novo enquadramento laboral que irá vigorar nos próximos 24 meses, o Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) e o Sindicato Independente da Banca (SIB) decidiram passar à fase de Conciliação junto do Ministério do Trabalho", afirmam em comunicado as estruturas sindicais.

O anúncio surge no dia em que também o Sindicato dos Bancários do Norte (SBN) anunciou que requereu ao Governo a conciliação nas negociações com o banco público pelas mesmas razões.

Segundo o comunicado conjunto do SNQTB e do SIB, a decisão de recurso à conciliação "surge na sequência de mais de uma dezena de reuniões com os representantes da CGD, sem que até ao momento fosse demonstrada qualquer intenção de ultrapassar este impasse e apresentar uma proposta que permitisse a conclusão das negociações com o mínimo de dignidade para os trabalhadores representados por estes sindicatos".

"O SIB está empenhado não só na defesa dos seus sócios, mas também e acima de tudo na defesa e promoção da negociação coletiva em todo o setor bancário", refere Fernando Fonseca, presidente da direção do SIB, citado no comunicado.

A administração da CGD já foi oficialmente informada da decisão, afirmam os sindicatos.

A conciliação é uma negociação assistida em que a Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) tenta ajudar sindicato e empresa a chegarem a uma solução negocial.

Caso não funcione, pode ser em seguida pedida a mediação. Nessa fase o mediador propõe uma solução às partes, que podem aceitar ou rejeitar.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório