Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Próximo quadro financeiro ainda tem alguns 'handicaps', diz ministro

O ministro do Mar defendeu hoje, em Lisboa, que o próximo Quadro Financeiro Plurianual (QFP) apresenta ainda alguns 'handicaps' (desvantagens), sublinhando que vai ser criada uma comissão de acompanhamento do processo, no que se refere ao fundo das pescas.

Próximo quadro financeiro ainda tem alguns 'handicaps', diz ministro
Notícias ao Minuto

16:48 - 23/01/20 por Lusa

Economia Ricardo Serrão Santos

"O próximo quadro comunitário tem ainda alguns 'handicaps' que temos esperança que sejam revistos, como a diminuição de fundos de financiamento europeus [...], regional ou de coesão, e o próprio FEAMP [Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas] foi também diminuído", afirmou Ricardo Serrão Santos, que falava numa audição parlamentar conjunta com as comissões de Orçamento e Finanças e Agricultura e Mar, no âmbito da apreciação do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020).

Posto isto, o governante avançou, em resposta aos deputados, que vai ser criada uma comissão para acompanhar todo o processo, nomeadamente, no que se refere ao FEAMP.

"No FEAMP, acho que estão bem negociadas aquilo que seriam as pretensões de Portugal, não só de continuar a desenvolver a sua economia relacionada com as pescas, como as estratégias para um melhor ordenamento do espaço marinho", notou.

Apesar de lamentar a diminuição no orçamento, Ricardo Serrão Santos sublinhou que o Governo português "continua a bater-se para que o orçamento da União Europeia seja [aumentado] ou que, pelo menos", seja igual ao anterior.

A proposta inicial de Bruxelas para o Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 prevê, entre outros aspetos, um reforço de prioridades como a inovação, segurança interna, defesa e migrações, com reduções de 10% na Coesão de 16% na Política Agrícola Comum.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório