O Governo já publicou, em Diário da República, as tabelas de retenção na fonte para efeitos de IRS, pelo que já é possível calcular quanto é que vai descontar este ano. Pode consultar aqui a taxa de retenção que se aplica ao seu salário.
"As tabelas agora aprovadas refletem, para além da sua adequação à taxa de inflação e a atualização automática do valor do mínimo de existência, o progressivo esforço de ajustamento entre as retenções na fonte e o valor de imposto a pagar decorrente das alterações aprovadas em matéria de IRS", pode ler-se no diploma.
O valor dos salários ou pensões a partir do qual se começa a descontar IRS sobe, em 2020, de 654 para 659 euros mensais, segundo as novas tabelas de retenção na fonte.
De salientar que a retenção de IRS é um instrumento que permite que o Governo vá arrecadando receita ao longo do ano através de um desconto mensal aos trabalhadores. O objetivo é antecipar aquele que deverá ser o imposto anual a pagar pelos contribuintes.
Ainda assim, sublinhe-se, pode haver um desfasamento, uma vez que os valores estão dependentes de vários fatores, como por exemplo o agregado familiar. O acerto é feito depois, uma vez por ano, na atura da primavera, sendo que os contribuintes podem ter dinheiro a receber ou a pagar.
Leia Também: Com o IRS à porta, já tem credenciais de acesso ao Portal das Finanças?