Tabelas de retenção na fonte publicadas. Eis quanto vai descontar de IRS

Ministério das Finanças já publicou as tabelas de retenção na fonte de IRS, pelo que os contribuintes já podem calcular quanto vão descontar por mês.

Notícia

© iStock

Beatriz Vasconcelos
21/01/2020 09:07 ‧ 21/01/2020 por Beatriz Vasconcelos

Economia

IRS

O Governo já publicou, em Diário da República, as tabelas de retenção na fonte para efeitos de IRS, pelo que já é possível calcular quanto é que vai descontar este ano. Pode consultar aqui a taxa de retenção que se aplica ao seu salário. 

"As tabelas agora aprovadas refletem, para além da sua adequação à taxa de inflação e a atualização automática do valor do mínimo de existência, o progressivo esforço de ajustamento entre as retenções na fonte e o valor de imposto a pagar decorrente das alterações aprovadas em matéria de IRS", pode ler-se no diploma. 

O valor dos salários ou pensões a partir do qual se começa a descontar IRS sobe, em 2020, de 654 para 659 euros mensais, segundo as novas tabelas de retenção na fonte.

De salientar que a retenção de IRS é um instrumento que permite que o Governo vá arrecadando receita ao longo do ano através de um desconto mensal aos trabalhadores. O objetivo é antecipar aquele que deverá ser o imposto anual a pagar pelos contribuintes.

Ainda assim, sublinhe-se, pode haver um desfasamento, uma vez que os valores estão dependentes de vários fatores, como por exemplo o agregado familiar. O acerto é feito depois, uma vez por ano, na atura da primavera, sendo que os contribuintes podem ter dinheiro a receber ou a pagar.

Leia Também: Com o IRS à porta, já tem credenciais de acesso ao Portal das Finanças?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas